Seleção A Futsal

André Sousa fala de duas fases de preparação distintas

Futsal - Seleção A

O guarda-redes da Equipa das Quinas aponta a Itália como principal opositor, mas lembra que vencer à Bielorrússia e à Finlândia não será tarefa fácil.

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futsal cumpre esta terça-feira o seu segundo de estágio em Rio Maior, tendo em vista a preparação para a Ronda de Elite em que vai ter pela frente, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, as suas congéneres de Bielorrússia, Finlândia.

André Sousa começou por explicar que o estágio está dividido em duas fases, apesar de terem objetivos semelhantes – a preparação para a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020.

“Vamos ter mais três jogos em quatro dias, mas já estamos muito habituados a isso. Este estágio terá duas fases diferentes. Para já vamos ter uma semana de preparação em Rio Maior – de mais treinos e de concentração. Também vai ser importante para estreitar ainda mais os laços entre todos os atletas, porque acabamos por estar juntos na Seleção pontualmente. Depois teremos uma semana mais competitiva e concentrada. Já estaremos na Póvoa de Varzim, local onde vamos ter os jogos. Vão ser duas semanas com objetivos idênticos - de preparação - mas com ideias diferentes. Vamos trabalhando de acordo com as ideias que o mister Jorge Braz quer ver na quadra ao nível técnico e tático. Vamos continuar a preparação para fazermos uma boa qualificação e garantirmos o apuramento para o Campeonato do Mundo.”


Portugal é o atual campeão da Europa, mas esse estatuto não ganha jogos. O guardião sabe disso e considera que não haverá facilidades no caminho.

“Parece que foi ontem que vencemos o Campeonato da Europa e já passaram quase dois anos [a conquista aconteceu a 10 de fevereiro de 2018]. O tempo passa a correr… Apesar desse feito estar bem fresco na memória de todos, pois foi uma conquista única no futsal português, já faz parte do passado. Há muitos jogadores nesta equipa que estiveram no Europeu e só lhes falta o Mundial nos seus currículos… É um objetivo de muitos, para sonharmos com isso é preciso lá estarmos. Vamos ter que passar esta qualificação difícil que temos pela frente.”

André Sousa, que já marcou presença num Mundial (na Tailândia), não esconde que a Itália será o principal opositor de Portugal neste apuramento, mas lembra que é preciso vencer os dois primeiros jogos continuar a evoluir como a Seleção tem vindo a fazer.

“É claro que, olhando para o grupo, teremos a Itália como principal opositor, mas há dois jogos difíceis por disputar e para vencer antes. Penso que as equipas estão cada vez mais competitivas, organizadas e evoluídas. Os jogos são cada vez mais equilibrados, mesmo diante de equipas que não tinham muita tradição no futsal. Vamos contar com um fator importante a nosso favor – que é jogarmos em casa, perante o nosso público. Prevejo três jogos muito difíceis. Para já vamos focar-nos no jogo com a Bielorrússia... Depois teremos a Finlândia… Queremos vencer estes dois jogos para irmos disputar o apuramento com a Itália. Claro que pensamos que esse será o jogo decisivo, até porque o ranking mostra isso, mas relembro que teremos de estar ao nosso nível para vencermos os dois primeiros jogos.  O historial mostra-nos as dificuldades que temos tido para vencer a Itália, mas Portugal tem evoluído e demonstrado outra consistência.”


Na foto: Leandro Costa, Bernardo Paçó, André Sousa e André Correia

Guarda-redes sub-21 reforçam treinos da Seleção A
Face à ausência do guarda-redes Edu que, tal como Ricardinho, só se junta ao grupo na Póvoa de Varzim a 26 de janeiro devido a compromissos na Liga espanhola, Jorge Braz tem contado, nos treinos, com o contributo dos guarda-redes da Seleção Nacional sub-21 que também se encontra a estagiar em Rio Maior. Depois de ter contado no treino de segunda-feira com André Correia, o técnico contou com Leandro Costa no treino da manhã e com Bernardo Paçó no treino da tarde.

Humberto Coelho com a Seleção
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, marcou presença em Rio Maior para assistir ao treino vespertino da Equipa das Quinas.

Eis a lista de convocados para a Ronda de Elite:
Guarda-redes - André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos -  André Coelho (SL Benfica), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SC Braga/AAUM);

Alas - Bruno Coelho (SL Benfica), Miguel Ângelo (SL Benfica), Pany (Sporting CP), Pedro Cary (CR Leões de Porto Salvo), Ricardinho (Inter Movistar) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Erick Mendonça (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica),

Pivô - Cardinal (Sporting CP).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção, informações sobre os jogadores, historial de confrontos e dados estatísticos sobre a Seleção Nacional.

Arranque diante da Bielorrússia
A equipa lusa jogará o primeiro encontro diante da Bielorrússia a 30 de janeiro (quinta-feira), pelas 20h30. No dia seguinte, também pelas 20h30, a formação comandada por Jorge Braz defrontará a Finlândia. O derradeiro encontro do Grupo A colocará frente a frente Itália e Portugal, a 2 de fevereiro (domingo), pelas 17h00.

Todas as partidas do Grupo A serão disputadas no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

CALENDÁRIO DE JOGOS DO GRUPO A DA RONDA DE ELITE
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira

1.ª Jornada do Grupo A
17h30: Itália - Finlândia
20h30: Portugal - Bielorrússia

31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
17h30: Bielorrússia - Itália
20h30: Portugal - Finlândia

02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas renas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda. Saiba mais aqui.

Processo de acreditação media
Encontra-se a decorrer o processo de acreditação. Saiba mais aqui.


;
;
21 de Janeiro 2020
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias