Seleção A Futsal

Cardinal quer ajudar a Seleção com golos

Futsal - Seleção A

O pivô da Equipa das Quinas quer voltar a demonstrar a sua veia goleadora e ajudar Portugal a marcar presença em mais um Mundial.

A Seleção Nacional de futsal iniciou esta segunda-feira o estágio de preparação para a Ronda de Elite. Saiba mais aqui.

Cardinal, autor de cinco dos seis golos lusos diante da França, e de quatro tentos na Ronda Principal, quer dar seguimento à veia goleadora com que tem estado e ajudar a Seleção a seguir em frente para o Mundial, com golos.

“Tenho estado a marcar na Seleção e no clube e é dessa forma que quero ajudar. Marcar golos é das coisas que sei fazer melhor. Penso que esse é o meu dom e tenho-o de o aproveitar. Vou tentar voltar a marcar golos na Seleção, aproveitando ao máximo, como tenho feito no clube. É com golos que quero ajudar a nossa Seleção.”

O pivô da Equipa das Quinas falhou alguns jogos da Seleção e até o Campeonato da Europa, e mas esses momentos já passaram para trás, garante.

“Sinto que estou num dos melhores momentos da época, talvez mesmo no meu melhor momento. Estou focado e preparado para ajudar a nossa Seleção a marcar presença em mais um Mundial. Infelizmente passei por momentos difíceis, mas que ficaram para trás. Trabalho todos os dias nos treinos e após os treinos. Sinto-me bem. Dou sempre o máximo tanto nos treinos como nos jogos, até porque não sei estar de outra forma, e tenho-me sentido bem.”



O futsalista que soma 116 jogos de Quinas ao peito dá a receita para carimbar a presença em mais um Mundial.

“Penso que a receita para o sucesso passa pela competência da equipa. Temos de ser uma equipa junta e unida, tal como temos sido. Que funcione como uma família. Só todos juntos, remando para o mesmo lado, conseguiremos os nossos objetivos. Neste momento, o nosso maior objetivo é poder marcar presença no Mundial.”

Portugal terá como obstáculos a Bielorrússia, a Finlândia e a Itália e Cardinal sabe que Portugal não pode esperar facilidades.

“Para mim, a presença da Bielorrússia e da Finlândia nesta Ronda de Elite não constituem surpresas. Conheço estas duas seleções, pois vi jogos de ambas. Tratam-se de seleções com muita qualidade, que têm vindo a evoluir muito nestes últimos anos. Muita gente poderá desconhecer o potencial destas equipas, mas a verdade é que não podermos esperar jogos fáceis, até porque hoje em dia já não os há. Vamos ter três jogos muito bem disputados e equilibrados na Póvoa de Varzim. O último jogo vai ser diante de Itália, mas não podemos estar a pensar nesse jogo quando temos para disputar duas partidas antes. O nosso foco tem de estar no primeiro jogo, com a Bielorrússia, e só depois pensar na partida com a Finlândia. Por último teremos a partida com a Itália, mas é preciso pensar jogo a jogo. Não podemos nem vamos menosprezar as outras Seleções. Temos de ser humildes e de ter o máximo respeito por estes dois primeiros adversários, pois só dessa forma chegaremos longe.”

Ciente de que a decisão de quem vai estar no Mundial só acontecerá na última ronda, Cardinal revelou que teve oportunidade de falar sobre os jogos com Merlim, internacional transalpino que partilha consigo o balneário no Sporting.

“Já falámos. Falei com o Merlim. Eles também noção que os jogos Finlândia e a Bielorrússia também vão ser difíceis, até porque empataram com os bielorrussos na Ronda Principal, mas acreditam que será no jogo connosco que se decidirá quem vai garantir a passagem direta para o Mundial, como primeiro lugar do Grupo, e quem passa para o play-off como segundo classificado.”

O Selecionador Nacional, Jorge Braz, já assumiu que Portugal vai ter de encarar estes três jogos com a vitória no pensamento e o grupo também tem esse pensamento, garante o goleador.

“O mister e todos nós têm esse objetivo de conseguir três vitórias. Queremos conquistar os nove pontos, passar em primeiro e evitar o play-off. Vamos jogar em casa, com o nosso público e queremos assumir. Sabemos que, pela qualidade dos seus jogadores, a Itália também uma palavra a dizer, mas acho que pela qualidade e a competência que temos, somos uma Seleção para chegar aos jogos e vencer para dessa forma podermos estar no Mundial. ”


Nesta Seleção estão presentes 10 jogadores de Benfica e Sporting que no passado dia 12 de janeiro marcaram presença em mais um dérbi intenso na final da Taça da Liga Placard. O jogador leonino garante que as rivalidades existentes nos clubes não têm espaço na Seleção.

“Um dos maiores segredos da Seleção é que o que está para trás faz parte do passado. A partir do momento que entramos em estágio, o pensamento e o foco está apenas na Seleção Nacional e nos objetivos que temos pela frente e neste caso a qualificação para o Mundial. Quem faz parte deste grupo sabe que o ambiente é fantástico. Acima de tudo preocupam-nos em demonstrar a nossa competência, tanto nos jogos e nos treinos. Fora desses momentos funcionamos como uma verdadeira família.”
 


;
;
20 de Janeiro 2020
Foto

André Sanano/FPF

Notícias