Seleção Sub-15 Feminina

Luís Marques: "Estamos perante uma geração com talento"

Futebol Fem. - Sub-15

A Equipa das Quinas terminou o estágio de preparação em Quiaios.

A Seleção Nacional feminina sub-15 terminou, esta quinta-feira, o estágio de preparação realizado em Quiaios.

Em declarações ao fpf.pt, o Treinador Nacional Luís Marques contou como correram os trabalhos de preparação. “O estágio foi positivo. Tínhamos como objetivo observar as jogadoras, porque, para muitas delas, foi a primeira vez que estiveram num espaço de Seleção Nacional. Queríamos ver o seu desempenho neste contexto. Além disso, procurámos já antecipar um bocadinho do que aí vem, dado que vamos ter um estágio de preparação em inícios de janeiro e um espaço competitivo a meio desse mês. Aproveitámos também para introduzir a mentalidade do que é jogar ‘à Portugal’ e aí as respostas foram muito positivas. Procuraram ir sempre atrás daquilo que pedíamos e ficámos bastante satisfeitos com elas, até porque é um grupo de 2005 e com alguns elementos de 2006 em que se vislumbra muita qualidade. Foram incutidos os valores do que é representar a Seleção Nacional, o que é estar neste espaço e elas responderam muito bem”, disse.

Para que não suscitem dúvidas, o técnico explica o que é jogar ‘à Portugal’. “Para nós, é um conjunto de ideias que temos que são transversais a todas as nossas Seleções. Isso faz com que, quando as atletas estejam nestes espaços competitivos, independentemente do escalão, reconheçam e se identifiquem com o sítio onde estão inseridas. Com isto, queremos fazê-las crescer ao longo dos respetivos períodos de formação, o que nos traz grandes vantagens, em termos de treino e de jogo. Elas já vão conhecendo esses princípios desde a base e vão desenvolvendo esse aspeto. Claro que há algumas nuances, mas os princípios são desde logo incutidos desde que entram até chegarem à Seleção A, que é esse o nosso objetivo: que elas cheguem ao patamar de sénior e que consigam ter os desempenhos desejados”, afirmou.

O auxílio das atletas mais velhas na integração das mais novas foi bastante elogiado pelo Treinador Nacional. “Era uma preocupação nossa, porque no espaço Seleção procuramos sempre, e cada vez mais, percebemos que a agregação delas, o seu espaço, são determinantes para o sucesso. Num grupo de 40 atletas, em que muitas vinham pela primeira vez, houve um esforço da equipa técnica para elas se irem integrando, mas as outras colegas também a receberam de forma aberta e foram impecáveis nesse sentido, na ajuda que lhes deram, nas rotinas, nalgumas das regras que nós tínhamos, entre outras coisas. Ajudaram-nas bastante e acho que foi extremamente positivo. Conseguiram criar esse compromisso e essa união entre elas, foram-se conhecendo ao longo do estágio, foram crescendo como grupo e da nossa parte também é motivo de satisfação elas terem conseguido isso”, defendeu.

Luís Marques não tem dúvidas de que estamos perante um grupo que pode vir a dar muitas alegrias a Portugal. “Este estágio mostrou que estamos perante uma geração com talento. Temos de facto um grupo de jogadoras que abre boas perspetivas para o futuro. Claro que a competência será determinante e até poderão vir a jogar num escalão superior. Temos muitas esperanças para o que aí vem”, concluiu.


;
;
19 de Dezembro 2019
Foto

FPF

Notícias