2019 em revista: maio

Institucional

Com o ano prestes a terminar, o fpf.pt revisita os últimos 12 meses, assinalando os principais acontecimentos que marcaram o "universo" FPF.

01 - O guarda-redes Iker Casillas, dos quadros do FC Porto, sofre um enfarte do miocárdio durante um treino no Olival, que é destaque na imprensa mundial. A situação do conhecido internacional espanhol gerou uma onda de apoio por parte de várias personalidades públicas, entre as quais o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
02 - Faleceu José Paes do Amaral, antigo diretor desportivo do Boavista FC e um dos obreiros do título conquistado pelos 'axadrezados' em 2000/01.
03 - A Liga Revelação cumpre objetivos traçados pela Direção de Fernando Gomes e o feito merece ragados elogios por parte dos patrocinadores Altice, TVI e Continente. Fica a saber-se que 60 por cento dos futebolistas utilizados são nacionais e que o aproveitamento dos jovens se reflete na sua ascensão às equipas principais.
03 - A Académica sagra-se campeã universitária de futsal.
05 - O SC Braga sagra-se, pela primeira vez, campeão nacional de futebol feminino, ao empatar em casa sem golos diante do detentor do troféu da Liga BPI, o Sporting CP.
06 - Lançada mais uma obra da Coleção Livros FPF, desta vez dedicada ao futebol feminino, com o título “As Guarda Redes usam Tiaras?”.
08 - FPF entrega à Cruz Vermelha 200 mil euros para a reconstrução de Moçambique. O valor resulta da entrega de diversos donativos, como a linha telefónica solidária, as doações efetuadas pelos parceiros da FPF, a conta bancária solidária criada pelo organismo e ainda a receita de bilheteira do jogo feminino realizado a 30 de março entre SL Benfica e Sporting. 
11 - O CD Aves, vencedor da Liga Revelação, faz a 'dobradinha' ao vencer a primeira edição da Taça Revelação. 
11 - A Seleção Nacional A de futebol de praia falha a qualificação para os World Beach Games San Diego 2019.
13 - Participantes no programa 'Sweet Football', de apoio a diabéticos, visitam a Cidade do Futebol. Nas instalações da FPF, tiveram uma aula de nutricionismo e fizeram treino de "walking football".
13 - Portugal fica pelos quartos de final do Europeu sub-17, ao perder frente à Itália, por 0-1, num encontro realizado no Tolka Park, em Dublin (Irlanda).
14 - Portugal despede-se do Campeonato da Europa feminino sub-17, depois de somar as primeiras vitórias de sempre em fases finais e garantir uma presença histórica nas meias-finais. Falhou o encontro decisivo do Europeu ao perder com a Alemanha por 2-0, na meia-final disputada em Dobrich, na Bulgária.
15 - Diogo Ribeiro, avançado da Académica, é distinguido como melhor marcador da fase regular da Liga Revelação.
16 - Livro “Há Vida Nas Estrelas”, da autoria do jornalista Vítor Serpa, é apresentado em Lisboa. É o sétimo livro da Coleção Livros FPF.
18 - A 8.ª edição da Festa do Futebol Feminino leva mais de 700 jogadoras sub-13 e sub-15 ao Jamor.
18 - SL Benfica vence, pela primeira vez, a Taça de Portugal de futebol feminino, após triunfo sobre o Valadares Gaia na final, por 4-0. E o jogo regista a maior assistência de sempre num jogo oficial feminino em Portugal: 12.632 adeptos.
18 - SL Benfica sagra-se campeão nacional pela 37.ª vez na sua história, após vencer o Santa Clara por 4-1, na derradeira jornada da Liga NOS. 
21 - Sofia Silva, capitã da Seleção Nacional feminina sub-17 que atingiu as meias-finais do Europeu da categoria, integra o onze ideal competição que decorreu na Bulgária.
23 - A Câmara Municipal de Leiria atribui a insígnia de Classe Grau Ouro a Fernando Gomes, presidente da FPF, pelo trabalho desenvolvido pelo organismo na promoção do desporto e da prática desportiva.
25 - O Famalicão vence a segunda divisão do Campeonato Nacional de Juniores A.
25 - O SL Benfica sagra-se tricampeão nacional de futsal feminino.
25 - Sporting CP conquista a 17.ª Taça de Portugal do seu palmarés, ao impor-se ao FC Porto no Jamor.
29 - FC Porto  O FC Porto é o novo Campeão Nacional de Juniores A, vencendo um título que escapava desde a temporada 2015/16.
30 - FPF lança coleção especial de camisolas "Portugal Legends".
31 - Portugal empata com a África do Sul e é eliminado do Mundial sub-20, em jogo da terceira e última jornada da fase de grupos. 
31 - A Seleção Nacional sub-19 ficou a conhecer os seus adversários na fase de grupos do Europeu da categoria. Um grupo com Arménia, Itália e Espanha. 

 


;

Notícias