Seleção A Futsal

Jorge Braz à espera de muitas dificuldades

Futsal - Seleção A

O Selecionador quer equipa focada, com uma identidade forte e a pensar claramente que a Ronda de Elite começa agora nesta fase de preparação. André Sousa apela ao apoio do público.

A Seleção Nacional de futsal que chegou na madrugada de segunda-feira, quando já passava da 1h00, a Aix les Bains, localidade francesa onde se encontra instalada, já treinou esta tarde no Pavilhão Le Phare, em Chambéry, naquele que será o palco dos jogos diante da sua congénere gaulesa na terça e quarta-feira (3 e 4 de dezembro), pelas 19h00 (20h00 locais).


O Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, em declarações ao fpf.pt, defendeu que Portugal vai ter pela frente uma França de muita qualidade e pede uma equipa focada e já a pensar no jogo como se da qualificação se tratasse.

“Fizemos o trabalho de casa e conheço bem esta França. Fizeram uma excelente fase de qualificação, com excelentes jogos diante da Bélgica [5-3], da Suíça [3-1], e da Séria [4-5]. Diante da Sérvia recuperaram de uma desvantagem de 1-4 para 4-4 e sofreram o 5-4 a três segundos do final do jogo. Trata-se de uma seleção muito criativa, com jogadores de enorme qualidade técnica - três/quatro jogadores de top - e uma capacidade física extraordinária. Esta França tem um enorme potencial individual. Já não são uma surpresa. Qualificaram-se para o último Europeu, na Eslovénia em 2018, e conseguiram, na fase de grupos, empatar diante da Espanha.  Têm feito jogos de preparação muito bons e fizeram, como disse, uma fase de qualificação muito, mas mesmo muito, boa. Vai ser um jogo já de elite. Trata-se de um jogo adequado para preparar já a Ronda de Elite. Estes vão ser os nossos últimos jogos antes da qualificação e pretendo ver a nossa seleção focada, com uma identidade forte e a pensar claramente que a Ronda de Elite começa agora nesta fase de preparação.”


André Sousa antevê equilíbrio

O guarda-redes que soma 91 internalizações, André Sousa, explicou ao fpf.pt que estes são dois jogos importantes para preparar a Ronda de Elite diante de uma seleção que já conseguiu bons resultados na Europa.

“Trata-se de mais um estágio competitivo, que servirá para prepararmos a Ronda de Elite que será disputada no início do próximo ano (a partir de 20 de janeiro). Trata-se também de um momento importante para estarmos todos juntos, pois infelizmente são curtos e escassos. É fundamental termos estas oportunidades para trabalharmos juntos e para convivermos socialmente, pois também é essencial criarmos laços e fortalecermos o espírito de equipa. Penso que vão ser dois jogos bastante interessantes de preparação para acompanhar. Esta França já não é uma surpresa no futsal. Os seus resultados e a presença no último Europeu demonstram exatamente o contrário. Têm uma equipa bem preparada, muito competitiva, com jogadores de muita qualidade e muito habilidosos. Não esperamos qualquer tipo de facilidades e antevejo dois jogos muito equilibrados, disputados e competitivos. É isso que esperamos e é para isso que nos estamos a preparar.”

O apoio dos portugueses também deverá ser uma realidade num pavilhão com capacidade para seis mil espectadores.

“Deu para perceber no voo que existem muitos portugueses a viver nesta região de França, mas também na Suíça que não fica muito longe. Encontrámos muita gente a dizer-nos que iriam tentar ir ao jogo para nos apoiar e a partilhar essa ideia de que poderíamos contar o apoio a Portugal nas bancadas. Contamos com esse apoio e tentaremos retribuir com boas exibições e, logicamente, com vitórias que é aquilo que procuramos sempre. É para todos um grande motivo de orgulho representar ou apoiar o nosso país.”

O jogador também destacou a integração de novos elementos.

“Vamos aproveitar para integrar novos elementos, o que é sempre importante. O Pauleta que só tem quatro jogos na Seleção e o Edu, um guarda-redes de 23 anos, que se poderá estrear. Ele já esteve num estágio, mas ainda não tive oportunidade de trabalhar com ele.”

André Sousa também comentou o sorteio da Ronda de Elite  - a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020 -, em que a Equipa das Quinas irá defrontar, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, as seleções de Bielorrússia, Finlândia e Itália (clique aqui para consultar o calendário de jogos).

“Sabíamos que se trata de um apuramento final para o Mundial teríamos equipas fortes pelo caminho e que o sorteio ditaria uma equipa muito forte. O principal opositor será, teoricamente, a Itália. Vai ser um grupo disputado e difícil, como nós gostamos. Felizmente iremos jogar em casa, com o apoio dos nossos adeptos, que eu acho que é bastante importante

Recorda-se que Portugal garantiu no mês de outubro, em Viseu, o primeiro lugar do Grupo 8 da Ronda Principal, ao bater a Letónia, a Alemanha e a República Checa – saiba mais aqui.

Transmissão no Canal 11
Ambas as partidas podem ser acompanhadas em direto no Canal 11.

Bilhetes a oito euros
Os ingressos para o público em geral podem ser adquiridos na bilheteira online do site da Federação Francesa de Futebol (https://billetterie.fff.fr).

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes - André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos -  André Coelho (SL Benfica), Erick Mendonça (Sporting CP), Fábio Cecílio (SL Benfica), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SC Braga/AAUM);

Alas - Bruno Coelho (SL Benfica), Miguel Ângelo (SL Benfica), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Ricardinho (Inter Movistar) e Tiago Brito (SL Benfica);

Pivô - Cardinal (Sporting CP).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção, informações sobre os jogadores, historial de confrontos com a França e dados estatísticos sobre a Seleção Nacional.

Os convocados de França
O selecionador gaulês, Pierre Jacky, chamou 16 jogadores de oito emblemas diferentes para o duplo compromisso diante de Portugal. Eis a lista de convocados: Joévin Durot (Futsal Topsport Antwerpen), Djamel Haroun (Garges Djibson Futsal), Francis Lokoka (Kremlin Bicetre Futsal), Youness Ahssen (UJS Toulouse), Azdine Aigoun (Kremlin Bicetre Futsal), Samir Alla (Herouville Futsal), Sid Belhaj (ACCS FC), Steve Bendali (Nantes Metropole Futsal), Adama Dhee (Nantes Metropole Futsal), Samba Kebe (Garges Djibson Futsal), Nelson Lutin (ACCS FC), Abdessamad Mohammed (ACCS FC), Souheil Mouhoudine (ACCS FC), Landry N’Gala (Kremlin Bicetre Futsal), Kevin Ramirez (ACCS FC) e Youba Soumare (Kremlin Bicetre Futsal).


;
;
2 de Dezembro 2019
Foto

André Sanano/FPF