Fernando Santos e Bernardo Silva determinados

Seleção A

O Selecionador e o médio acreditam na vitória diante do Luxemburgo e consequente apuramento para o Campeonato da Europa 2020.

A Seleção Nacional treinou, este sábado, no Luxemburgo, para preparar o último encontro da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2020, diante da equipa local, este domingo, pelas 14h00.

Após o apronto, o Selecionador Nacional, Fernando Santos, e Bernardo Silva fizeram a antevisão da partida.

O técnico desvalorizou o mau estado do relvado e as baixas temperaturas, reafirmando que o adversário deste domingo será o Luxemburgo e reiterando a confiança na vitória. “O nosso adversário é só o Luxemburgo. As outras coisas são contingências do futebol. Mas os jogadores jogam a altíssimo nível e já encontraram campos mais difíceis e mais frio. Não é por aí seguramente. O importante é focarmo-nos em nós e adaptarmo-nos às circunstâncias que o jogo nos peça. Acredito e tenho essa convicção de que a nossa qualidade irá fazer a diferença”, referiu o Selecionador Nacional.

Fernando Santos explicou ainda a liberdade que dá aos jogadores dentro das quatro linhas. “Os jogadores é que têm de decidir dentro do campo. Costumo dizer que os jogadores devem ser um pouco treinadores dentro do campo. Não para escolher a equipa, porque isso sou eu que faço. De resto, no momento do jogo, em muitas situações, têm de definir o que é melhor, porque têm diferentes sensações do treinador, que está cá fora: se a bola corre, se não corre. Se tiverem de pôr lá na frente, é isso que iremos fazer. Se pudermos jogar com a bola no relvado e tirar partido da criatividade, isso irá acontecer. Eles irão encontrar a melhor solução e amanhã iremos vencer. Temos de encontrar o antídoto certo e não tenho dúvidas de que os meus jogadores saberão encontrar o melhor estilo de jogo: não o plano de jogo, a forma de jogar, mas o estilo em si”, defendeu.

O Selecionador Nacional analisou também o adversário do encontro onde Portugal pode carimbar a presença no Campeonato da Europa 2020. “Acho que equipa do Luxemburgo irá jogar o jogo pelo jogo. É uma equipa que observámos e já falámos muito sobre ela. O que observámos é que nos jogos em casa, à semelhança do que fizeram na segunda parte com a Sérvia, vai ser uma equipa que vai procurar pôr as suas armas em campo. Temos de interpretar bem o nosso plano de jogo”, considerou.

Para o técnico, não há primeiras e segundas escolhas. “Aqui não há titulares e não titulares: há 24 jogadores e todos titulares. Qualquer um está apto para jogar quando o selecionador entende. Eles sabem disso, compreendem isso, estão de alma e coração com as ideias do treinador e sabem que o ficar de fora ou estar no onze não é sinal de mais ou menos confiança”, realçou.

Bernardo Silva, à semelhança de Fernando Santos, também considerou que o relvado não poderá servir de desculpa para algum percalço. “Esperamos que o relvado esteja nas melhores condições possíveis, mas, independentemente disso, não há desculpas. Portugal, quer jogue num bom ou menos bom relvado, vai tentar dar o melhor para estar no Euro 2020. Estes jogadores estão habituados a jogar em qualquer tipo de condições, não vamos arranjar desculpas para nada”, disse.

O jogador do Manchester City deixou, ainda, elogios ao adversário deste domingo e garante que Portugal espera encontrar dificuldades. “Sentimo-nos confiantes, sabemos que é um jogo decisivo, sabemos que vamos jogar contra uma seleção que nos criou bastantes problemas no Estádio de Alvalade, como criou a seleções como a Sérvia e a Ucrânia. Portanto, sabemos que vamos jogar contra uma seleção muito forte, mas Portugal tem de estar no Euro 2020. Vamos dar o nosso melhor, sabemos que é decisivo e vamos tentar lá estar. Hoje em dia é muito raro encontrar jogos fáceis como há alguns anos. Não foi só o jogo de há um mês no Estádio de Alvalade, já vimos bastantes jogos deles frente a seleções fortes como a Ucrânia e Sérvia. Nunca foi fácil passar por eles. É uma seleção com jogadores que jogam noutros campeonatos da Europa. Portugal não espera facilidades”, realçou.

 

 


;
;
16 de Novembro 2019
Foto

FPF