Seleção A Feminina

Selecionador e capitã confiantes

Futebol Fem. - Seleção A

Equipa das Quinas recebe a Finlândia esta terça-feira, em mais um jogo de qualificação para o Euro 2021.

A Seleção Nacional A feminina sabe o que é vencer a Finlândia em jogos oficiais de qualificação. Fê-lo em 2016, na Trofa, na caminhada rumo ao Europeu de 2017, e agora quer repetir a dose no Estádio Municipal de Famalicão, terça-feira, pelas 18h30. É esse o pensamento que norteia Francisco Neto e a capitã Cláudia Neto, na véspera do jogo frente às nórdicas, que irá passar em direto no Canal 11.

"O nosso estágio tem corrido dentro do que estava planeado, com todas as jogadoras a trabalharem muito e a demonstrarem, além de foco, um grande sentido de compromisso. A Finlândia é uma seleção que mudou de treinadora para este apuramento. Mantém características do seu futebol típico, que é mais fisico, direto e aéreo, só que, em alguns momentos, procura ter bola e dominar os jogos", começou por dizer Francisco Neto, para acrescentar que "nota-se que as finlandesas estão a crescer mito".

FOTOGALERIA

"Será um desafio muito dificil para nós, mas queremos conquistar os três pontos neste primeiro jogo de qualificação em casa", avisou Francisco Neto, desvalorizando o facto de as adversárias terem iniciado mais cedo a qualificação, somando  já três triunfos [sobre a Albânia, por 3-0 e 8-1, e o Chipre, por 4-0].

"Sabíamos que o calendário seria assim. Não nos incomoda que tenham vencido três jogos contra equipas abaixo delas no ranking. Nós fizemos um e também ganhámos. Estamos tranquilos em relação a isso. Em setembro do próximo ano é que as contas irão fazer a diferença", esclareceu o treinador.

Cláudia Neto, que assinou um 'hat-trick' na última vitória frente à Finlândia, recordou um "jogo muito emocionante". "Felizmente, consegui marcar três golos que nos ajudaram a ganhar, pois estávamos a perder por 2-0. Mais importante do que os golos foi a atitude e a solidariedade que a nossa equipa demonstrou nesse dia - nunca baixando os braços e acreditando na reviravolta com todas as forças. É um traço que devemos manter sempre", frisou a capitã da Seleção Nacional, que alinha no campeão da liga alemã, o Wolfsburgo.

Sobre o jogo de terça-feira, Cláudia Neto disse que "vai correr bem". "Sabemos que a Finlândia é muito forte e que todos os jogos contra elas são equilibrados. Mas temos que olhar mais para nós. Fizemos uma excelente semana de treinos, estamos focadas naquilo que temos de fazer e sabemos da importância deste jogo em nossa casa. Acho que a nossa Seleção está preparada para conquistar os três pontos", destacou a centrocampista, desejando "que o apoio do público se faça sentir" e "seja mais um fator de motivação".

CONSULTE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO NACIONAL

Histórico com a Finlândia

Recorde-se que a Finlândia, atual 30.ª classificada no ranking mundial da FIFA, surgiu no caminho da Equipa das Quinas no apuramento para o Europeu de 2017, tendo Portugal vencido por 3-2 em casa, com um 'hat-trick' da capitã Cláudia Neto, e empatado sem golos em Helsínquia. Depois disso, a formação lusa não foi além do empate em três jogos de preparação disputados frente às nórdicas. Empatou por 1-1 em duas ocasiões, e por 0-0.

Para trás, ficaram 11 jogos disputados entre as duas seleções no período entre 1994 e 2011, nos quais a Equipa das Quinas somou quatro triunfos, seis derrotas e um empate. 

Árbitra galesa

Cheryl Foster, do País de Gales, é a árbitra que vai dirigir o encontro entre portuguesas e finlandesas, auxiliada pelas compatriotas Laura Griffiths e Ceri Louise Williams. Tanja Subotic, da Eslovénia, desempenhará funções de quarto árbitro.

Programa de atividades da Seleção Nacional:

Terça-feira | 12 novembro 2019
18h30 - Jogo Portugal x Finlândia - Estádio Municipal de Famalicão

 

 


;

Notícias