Seleção A Feminina

Andreia Faria e Inês Maia espreitam a estreia

Futebol Fem. - Seleção A

Jogadoras sonham com a primeira internacionalização A e não escondem a felicidade por estarem "entre as melhores".

A Seleção Nacional A feminina cumpre este sábado o sexto dia de estágio, tendo em vista o encontro com a Finândia, marcado para terça-feira, às 18h30, em Famalicão, e a contar para a qualificação do Campeonato da Europa Inglaterra-2021. No treino deste sábado, em Guimarães, participaram sem limitações as 23 jogadoras chamadas por Francisco Neto, num sinal claro de que todo o grupo está apto e disponível para jogar frente às nórdicas.

As centrocampistas Andreia Faria e Inês Maia, entre as convocadas, são as jogadoras que ainda não vestiram, em jogos oficiais, a camisola principal de Portugal. Em conversa com o Canal 11, as duas jovens não esconderam a felicidade pela convocatória e, mais do que isso, assumiram a ambição de agarrar um lugar.

"Um dos meus objetivos principais é representar a Seleção A num jogo internacional, ainda por cima num apuramento para um Campeonato da Europa. Gostava muito que isso acontecesse. Estar aqui entre as melhores jogadoras portuguesas já é um sonho, uma sensação inexplicável", afirmou Andreia Faria, de 19 anos, que joga na Liga BPI, ao serviço do SL Benfica.

Inês Maia reconheceu que trabalha "para ter uma oportunidade na Seleção Nacional A", mas fez notar que o seu principal objetivo "é a vitória no jogo com a Finlândia". "Mais do que querer jogar, e quero muito, desejo acima de tudo que Portugal ganhe", esclareceu a jogadora, de 20 anos, que defende as cores do SC Braga no principal campeonato feminino e já defrontou equipas de topo da Europa, na Liga dos Campeões feminina. 

Numa análise ao adversário de Portugal, Andreia Faria e Inês Maia mostraram-se cautelosas. "Temos a consciência de que vai ser um jogo difícil. A história mostra que há um grande equilíbrio. Pode dar para qualquer lado", referiu a médio do SL Benfica. Já Inês Maia frisou que "vai ser um jogo muito difícil contra um adversário direto na corrida ao Europeu". "Os pontos contra adversários diretos, ainda por cima em nossa casa, são decisivos. Temos de fazer tudo para ganhar", acrescentou, vincando a crença no sucesso da armada lusa: "Acredito que temos capacidade para chegar ao Europeu. Trabalhamos para isso".

A jogadora do SC Braga deixou, no final, um apelo à presença de público no Estádio Municipal de Famalicão, que vai acolher o jogo entre portuguesas e finlandesas. "Espero que esteja cheio. Que os adeptos apareçam e nos ajudem a conquistar os três pontos neste jogo importante".

CONSULTE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO NACIONAL

Histórico com a Finlândia

Recorde-se que a Finlândia, atual 30.ª classificada no ranking mundial da FIFA, surgiu no caminho da Equipa das Quinas no apuramento para o Europeu de 2017, tendo Portugal vencido por 3-2 em casa, com um 'hat-trick' da capitã Cláudia Neto, e empatado sem golos em Helsínquia. Depois disso, a formação lusa não foi além do empate em três jogos de preparação disputados frente às nórdicas. Empatou por 1-1 em duas ocasiões, e por 0-0.

Para trás, ficaram 11 jogos disputados entre as duas seleções no período entre 1994 e 2011, nos quais a Equipa das Quinas somou quatro triunfos, seis derrotas e um empate. 

Recorde o lote convocadas:

Guarda-redes: Rute Costa (SC Braga), Patrícia Morais (Sporting CP) e Inês Pereira (Sporting CP;)

Defesas: Matilde Fidalgo (Manchester City), Carole Costa (Sporting CP), Ana Borges (Sporting CP), Raquel Infante (SL Benfica), Diana Gomes (SC Braga), Sílvia Rebelo (SL Benfica), Mónica Mendes (AC Milan);

Médios: Tatiana Pinto (Sporting CP), Inês Maia (SC Braga), Dolores Silva (SC Braga), Andreia Norton (Inter Milano), Fátima Pinto (Sporting CP), Andreia Faria (SL Benfica), Cláudia Neto ( VFL Wolfsburg), Vanessa Marques (SC Braga);

Avançadas: Carolina Mendes (Sporting CP), Melissa Gomes (Stade Reims), Jéssica Silva (Olympique Lyonnais), Telma Encarnação (CS Marítimo), Diana Silva (Sporting CP).

Programa de atividades da Seleção Nacional:

Domingo | 10 novembro 2019
10h30 - Treino no relvado do hotel de estágio

Segunda-feira | 11 novembro 2019
10h45 - Treino oficial no Estádio Municipal de Famalicão

Terça-feira | 12 novembro 2019
18h30 - Jogo Portugal x Finlândia - Estádio Municipal de Famalicão


;

Notícias