Seleção A Feminina

Matilde Fidalgo: “A margem de erro é curta”

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa lança o próximo jogo da Equipa das Quinas na qualificação para o Euro 2021

"A margem de erro é curta". Cautelosa e sem rodeios. Assim se apresentou Matilde Fidalgo esta quarta-feira na Cidade do Futebol, ao fazer a antevisão do jogo frente à Finlândia, que Portugal vai disputar a 12 de novembro, terça-feira, no Estádio Municipal de Famalicão (18h30). Para a jogadora do Manchester City, a Seleção Nacional tem de se apresentar "altamente focada" e "ao seu melhor nível" em todos os momentos da qualificação, porque só assim conseguirá chegar, pela segunda vez na sua história, à fase final do Campeonato da Europa.

"A margem de erro é curta. Como o nosso grupo é muito equilibrado, qualquer erro pode ser fatal. Isso vale para nós e para as nossas adversárias. É importante garantir que não vamos escorregar, e não é só frente às seleções que estão acima de nós no ranking de coeficientes da UEFA, como é o caso da Escócia e da Finlândia, que são equipas do pote 1 e 2 do sorteio. Não podemos facilitar também frente às seleções menos fortes, contra quem há teoricamente uma obrigação de garantir bons resultados", explicou a defesa, de 25 anos, admitindo que vencer a Albânia na ronda inaugural "foi muito importante".

Numa análise detalhada à Finlândia, próxima adversária da Equipa das Quinas, a internacional portuguesa destacou como pontos mais fortes "o jogo físico e direto". "A Finlândia é uma seleção muito física e tem jogadoras particularmente fortes no jogo direto, explorando essa capacidade no jogo aéreo. Nós somos o oposto. Somos uma equipa que tem tendência a trabalhar mais a bola, a gostar mais de jogar com a bola no pé, sem saltar etapas. É isso que vamos tentar explorar", afirmou.

FOTOGALERIA

Olhando para as caras novas ao serviço da armada lusa, Matilde Fidalgo admitiu que "a mistura entre a experiência das jogadoras mais velhas e a juventude de jogadoras como Inês Maia, Telma Encarnação e Andreia Faria é benéfica". "A espinha dorsal do nosso grupo manteve-se, o que é uma coisa boa, até porque algumas dinâmicas são difíceis de ganhar em pouco tempo. É fundamental termos um 'core' que se mantém intacto e rotinado. Assim fica mais fácil integrar jogadoras novas. A experiência é uma mais-valia, tal como são a garra e a irreverência das mais novas, frisou.

CONSULTE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO NACIONAL

Distinguida pelo Sindicato de Jogadores

No final do treino desta quarta-feira, Matilde Fidalgo foi distinguida em pleno relvado pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF). O galardão foi entregue pela antiga internacional portuguesa Carla Couto, embaixadora e delegada do SJPF, e premeia o Melhor 11 da Liga BPI na temporada 2018/19. Recorde-se que, nesse período, a atual defesa do Manchester City representou o SC Braga, contribuindo para a conquista do título nacional.

 

 

 

 

 

 

 

Reencontro com nórdicas

A Finlândia, atual 30.ª classificada no ranking mundial da FIFA, surgiu no caminho da Equipa das Quinas no apuramento para o Europeu de 2017, tendo Portugal vencido por 3-2, em casa, com golos da capitã Cláudia Neto, e empatado sem golos em Helsínquia. Depois disso, a formação lusa não foi além do empate em três jogos de preparação disputados frente às nórdicas. Empatou por 1-1 em duas ocasiões, e por 0-0.

Para trás, ficaram 11 encontros disputados entre as duas seleções no período entre 1994 e 2011, nos quais a Equipa das Quinas somou quatro triunfos, seis derrotas e um empate. 

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO COM A FINLÂNDIA

Percursos vitoriosos na qualificação

Portugal, recorde-se, iniciou o apuramento a 4 de outubro com uma vitória na Albânia (1-0), enquanto as finlandesas venceram a Albânia duas vezes, por 3-0 e 8-1. As duas seleções ainda só conheceram o sabor da vitória na qualificação para o próximo Campeonato da Europa.

Recorde o lote convocadas:

Guarda-redes: Rute Costa (SC Braga), Patrícia Morais (Sporting CP) e Inês Pereira (Sporting CP;)

Defesas: Matilde Fidalgo (Manchester City), Carole Costa (Sporting CP), Ana Borges (Sporting CP), Raquel Infante (SL Benfica), Diana Gomes (SC Braga), Sílvia Rebelo (SL Benfica), Mónica Mendes (AC Milan);

Médios: Tatiana Pinto (Sporting CP), Inês Maia (SC Braga), Dolores Silva (SC Braga), Andreia Norton (Inter Milano), Fátima Pinto (Sporting CP), Andreia Faria (SL Benfica), Cláudia Neto ( VFL Wolfsburg), Vanessa Marques (SC Braga);

Avançadas: Carolina Mendes (Sporting CP), Melissa Gomes (Stade Reims), Jéssica Silva (Olympique Lyonnais), Telma Encarnação (CS Marítimo), Diana Silva (Sporting CP).

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional:

Quinta-feira | 7 novembro 2019
19h00 - Jogo-treino no relvado 1 [fechado]

Sexta-feira | 8 novembro 2019
09h30 - Partida para Guimarães
16h30 - Treino no relvado do hotel de estágio [15 min. aberto]

Sábado | 9 novembro 2019
10h30 - Treino no relvado do hotel de estágio [15 min. abertos]

Domingo | 10 novembro 2019
10h30 - Trreino no relvado do hotel de estágio

Segunda-feira | 11 novembro 2019
10h45 - Treino oficial no Estádio Municipal de Famalicão

Terça-feira | 12 novembro 2019
18h30 - Jogo Portugal x Finlândia - Estádio Municipal de Famalicão

 


;

Notícias