Seleção Sub-15

José Lima: "Atletas estão a mostrar-se empenhados"

Seleção Sub-15

Treinador Nacional faz o balanço de mais um estágio dos sub-15.

A Seleção Nacional sub-15 terminou esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, mais um estágio de preparação.

O Treinador Nacional José Lima, em declarações ao Canal 11, não esconde as impressões positivas deixadas pelos atletas, nestes últimos dias de trabalho. "O estágio correu bem, é o terceiro estágio aquisitivo desta temporada. Temos vindo a reduzir o número de jogadores, neste momento já só estão 24. Este processo de aprendizagem e evolução tem corrido bem, os atletas têm-se mostrado empenhados e estão a tentar apanhar, dentro do pouco tempo que temos, as ideias que temos estado a transmitir e, neste momento, as coisas estão a sair bem", afirmou.

José Lima deu a conhecer os critérios de seleção da equipa técnica na hora de reduzir o grupo. “É difícil porque o grupo era muito equilibrado. Temos que fazer opções e os jogadores que neste momento não vieram, mas eventualmente até poderiam vir, porque, como disse, o grupo é equilibrado. Todos os atletas devem continuar a trabalhar, nós vamos com certeza continuar a acompanhá-los nos clubes e aqueles que vão tendo um desempenho mais positivo, poderão, eventualmente, noutra convocatória estarem presentes” disse.

Para o técnico nacional é muito complicado deixar jogadores com qualidade de fora das convocatórias. “É muito difícil. Eu também já fui jogador e sei o que sentem às vezes. Esta é a primeira fase em que eles estão a representar a Seleção. No entanto, quando acabam estes estágios de preparação é transmitido aos atletas que, eventualmente, alguns poderão ficar de fora na próxima oportunidade. Não podem vir todos, teremos que ser seletivos, mas a porta está aberta para um dia voltarem, se fizerem aquilo que disse anteriormente: continuarem a trabalhar bem nos clubes, não sei deixarem afetar por não virem à Seleção. Se assim for, eventualmente um dia irão regressar. Também acontece com regularidade alguns atletas não virem durante uns tempos e passado 3 meses, seis meses ou um ano regressarem porque deram razões para isso”, salientou.

O treinador deu ainda a conhecer os próximos passos da Seleção Nacional sub-15. “No próximo estágio, em novembro, iremos ter um torneio quadrangular no Algarve, onde vamos defrontar as seleções da Itália, Finlândia e Espanha. Três formações muito fortes, que ainda não temos um conhecimento muito profundo por ainda não terem realizado jogos neste escalão, mas que irão certamente proporcionar um torneio muito competitivo”, realçou.

José Lima prefere não dar já garantias da qualidade desta geração, mas mostrasse confiante de que poderemos estar perante mais um grupo que confirmará a tendência da formação de qualidade no nosso país. “Esperemos que sim. Até agora, como disse, o grupo foi equilibrado. Alguns destes atletas sub-15, pelo seu desempenho, até já treinaram nos sub-16, o que é bom sinal. Esperemos que continuem e este torneio será um bom teste, pois será a primeira experiencia de todos em termos de seleção”, defendeu.

 

 

 


;