Cartão branco com balanço positivo

FPF

Cerimónia para mostrar números de 2018/19 decorreu esta quinta-feira no Museu do Desporto, em Lisboa.

As diversas entidades responsáveis pela atribuição do cartão branco em Portugal (IPDJ, PNED e CAJAP), fizeram esta quinta-feira um balanço positivo da atividade desenvolvida durante a época 2018/19. Numa cerimónia que decorreu no Museu do Desporto em Lisboa, e que contou com a presença da Federação Portuguesa de Futebol, que desde a primeira hora foi parceira deste projeto de promoção da ética e do fair play no desporto, foram apresentados os números principais, destacando-se a exibição de 522 cartões brancos ao longo da temporada, o que soma um total de 2.041 desde o início da iniciativa, em 2015.

O presidente do IPDJ, Vítor Pataco, foi o autor da intervenção inicial, destacando o papel de todos os intervenientes na mudança de mentalidade que se pretende para o desporto em Portugal no que ao respeito pelos adversários e pelo jogo diz respeito. André Carvalho, do PNED, apresentou os números do ano, destacando um aumento dos cartões brancos mostrados a treinadores. Luciano Gonçalves, líder da APAF, em representação da CAJAP, enalteceu a iniciativa.

João Ribeiro, da Direção Geral da Educação (Desporto Escolar), e Mário Almeida, da Federação Portuguesa de Corfebol, fizeram o respetivo balanço, ao passo que o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, apresentou um balanço pormenorizado respeitante ao futebol; da sua intervenção, destaca-se a aplicação do cartão branco, a partir da época em curso, a todas as competições de formação, num total de 17, para além dos torneios organizados pela FPF; até ao momento, explicou, o cartão branco foi exibido por três vezes, e não o foi mais de forma a não banalizar esta ação, aplicando-se apenas em momento claramente merecedores do cartão.

João Capela, embaixador do PNED e antigo árbitro internacional, para além de formador nas ações do cartão branco na área do futebol, foi homenageado como personalidade do ano 2019, agradecendo a distinção e contando um pouco do seu percurso, com um discurso inspiriador e motivador. A AF Leiria, AF Lisboa, Federação de Triatlo de Portugal, bem como os árbitros de futebol João Lopes (AF Beja), José Pinto (AF Aveiro) e de patinagem Sílvia Coelho, foram igualmente distinguidos. O Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António recebeu ainda um prémio pelo número de cartões brancos exibidos, da responsabilidade da Fundação Benfica.

Foram ainda assinados memorandos de adesão de mais 14 entidades, entre as quais se destacam as Associações de Futebol do Algarve, Horta, Madeira e Ponta Delgada.

Na cerimónia marcaram ainda presença outros três elementos da FPF: o diretor Júlio Vieira, o diretor coordenador Pedro Dias e ainda Ana Brochado, vogal do Conselho de Arbitragem e responsável do projeto de formação junto das Associações Distritais e Regionais.


;

Notícias