Reação de alto nível foi insuficiente

Seleção Sub-20

Portugal perde por 3-4 com a Itália apesar da exibição brilhante na segunda parte.

Entrar a perder e sair por cima, ainda que o marcador tenha registado um triunfo a favor do adversário (3-4). Foi assim o filme do encontro que opôs Portugal à seleção transalpina esta terça-feira, no Estádio Municipal da Guarda.

A perder por 3-0 ao intervalo, a Equipa das Quinas transfigurou-se por completo para a segunda parte, aumentando a pressão, marcando três golos e conseguindo superiorizar-se em vários momentos à Itália.

Os comandados de Filipe Ramos ainda alimentaram a esperança numa reviravolta, mas acabaram traídos pela eficácia dos transalpinos, que voltaram a faturar perto do fim. 

Tiago Rodrigues foi o autor do golo que galvanizou a Seleção Nacional no arranque da segunda parte; Fábio Vieira marcou na transformação de uma grande penalidade e João Mário brilhou com um golaço de belo efeito, arrancando os aplausos mais vigorosos das bancadas.

Rafael Camacho vislumbrou o quarto tento para Portugal, só que o remate bateu nos ferros.

Filipe Ramos em discurso direto:

"Numa análise geral, vimos uma primeira parte pouco conseguida da nossa parte e uma segunda de altíssima qualidade, da qual me orgulho bastante. Depois do intervalo, tivemos momentos em que demonstrámos claramente o caráter, a fibra e a intensidade com que joga o nosso grupo. Fizemos o mais difícil, que era virar o texto de 3-0 para 3-3, mas depois sofremos outro golo numa desatenção que não devia ter existido. Sublinho, acima de tudo, e com enorme satisfação, a maneira como reagimos à adversidade. Momentos como este fazem crescer os nossos internacionais.

É óbvio que o resultado final não é do nosso agrado, pois gostamos de formar jogadores a ganhar. Mas o balanço que fazemos da segunda parte e do jogo consistente que realizámos na Holanda (1-1) é positivo. Estou satisfeito com a resposta, a entrega e o sentido de compromisso demonstrados pelos jogadores, que são, na sua maioria, séniores do segundo anos. Saimos daqui com a sensação de que estamos mais preparados e em melhores condições para prosseguirmos a nossa evolução. Brevemente teremos mais dois jogos importantes para o crescimento deste sub-20."

Jogo de preparação
Estádio Municipal da Guarda

Árbitro: Patrik Alt (Alemanha)
Árbitros assistentes: Timo Klein e Nikolai Kimmeyer (Alemanha)
Quarto árbitro: Sérgio Guelho (Portugal)

Portugal 3-4 Itália (0-3 ao intervalo)

Portugal: João Valido, Costinha, Pedro Álvaro - Cap., Gonçalo Cardoso, Rúben Moura (Tiago Lopes, 86'), Diogo Capitão (Samuel Costa, 46'), Daniel Silva (Fábio Vieira, 46'), André Almeida (Tiago Dantas, 46'), João Mário (Rodrigo Conceição, 82'), Francisco Geraldes (Rafael Camacho, 46') e Gonçalo Ramos (Tiago Rodrigues, 46'). 
Suplentes não utilizados: Celton Biai, Pedro Ganchas, Bernardo Caldeira. 
Treinador: Filipe Ramos
Golos: 1-3 Tiago Rodrigues (46'); 2-3 Fábio Vieira g.p. (56'); 3-3 João Mário (63')
Disciplina: Cartão amarelo para Tiago Dantas (54')

Itália: Ghidote Simone, Fiordaliso (Raspadori, 62'), Buongiorno Alessandro, Carri Filippo, Gianluca Frabotta (Raoul Bellanova, 62'), Colpani Andra - Cap., Andrea Danzi, Manolo Portanova (Alessandro Malamo, 50'), Marco Olivieiri (Antonio Candela, 62'), Anderson André (Gori, 50'), Emanuel Vignato (Gabrielle Bellodi, 83').
Suplentes: Loria Leonardo, Caviglia Nicolussi, Domenico Alberico.
Treinador: Daniele Franceschini
Golos: 0-1 Anderson André (12'); 0-2 Manolo Portanova (23'); 0-3 Marco Olivieri (41'); 3-4 Gori (74')
Disciplina: cartão amarelo para Fiordaliso (25'), Raoul Bellanova (80') e Alessandro Bongiorno (90')


;

Notícias