Seleção Sub-19 Feminina

Alemãs mais fortes

Futebol Fem. - Sub-19

A Equipa das Quinas perdeu diante da congénere germânica no último jogo da fase de qualificação.

A Seleção Nacional feminina sub-19 perdeu, esta terça-feira, diante da Alemanha, por 4-1, naquele que foi o último jogo da Equipa das Quinas na fase de qualificação para o Campeonato da Europa. 

Portugal até começou com uma grande oportunidade, pois Francisca Nazareth sofreu falta dentro da grande área. Contudo, na conversão do mesmo, a guardiã alemã conseguiu adivinhar o lado para onde a bola foi e defendeu o castigo máximo. Galvanizadas por este lance, as alemãs foram à procura do primeiro tento que foi conseguido por Fuso, quando etavam decorridos uma dúzia de minutos de jogo. Seis minutos mais tarde, seria a vez de Weidauer fazer o gosto ao pé, aumentando a vantagem germânica. Fudalla também viria a marcar por duas vezes (41' e 60'), colocando a Alemanha a vencer por quatro golos de diferença. 

No entanto, Portugal ainda viria a marcar o seu tento de honra, com Andreia Jacinto a marcar pouco depois da hora de jogo (62'), materializando, finalmente, uma das muitas oportunidades de que a Equipa das Quinas dispôs.

Já apuradas para a Ronda de Elite, as comandadas de José Paisana ficaram, assim, em segundo lugar do grupo, beneficiando das vitórias sobre o Azerbaijão por 6-0 e a Albânia por 9-0.

José Paisana em discurso direto:

"Dignificámos o futebol feminino português. Defrontámos a vice-campeã da Europa, uma seleção muito poderosa e sabíamos disto. Preparámos o jogo com muito cuidado mas a Alemanha dominou o jogo, esteve por cima, mas nós conseguimos, em certos momentos, valorizar o jogo. Estivemos com belíssimas situações para finalizar, tivemos uma grande penalidade que não conseguimos converter, mas a equipa respondeu ao nível da preparação para o jogo.

Agora para a Ronda de Elite, o pote 1 vai ter sete seleções muito fortes. Já sabemos que não podemos apanhar a Alemanha, porque já a apanhámos agora, mas vamos ter que defrontar um dos outros seis candidatos a este pote. Há seleções fortíssimas, mas o nosso crescimento faz-se jogando estes jogos e hoje foi um bom momento para isso. As jogadoras sabiam que iam sofrer, mantiveram a organiação, mas o poderio da Alemanha foi, em alguns momentos, foi consentido por nós. Ainda assim, tiveram a iniciativa, conseguiram atacar com qualidade, quer pelo interior, quer pelo exterior. As jogadores sabiam o que estavam a fazer, foram organizadas. Visualizando o jogo mais tarde, conseguimos confirmar a ideia que tivemos, de que dispusemos de muitas situações de finalização, embora não as tivéssemos concretizado. De qualquer forma, entendemos que o trabalho que fizemos é um trabalho positivo. Naturalmente vai continuar e vamo-nos preparar para as adversidades, de forma a conseguirmos estar nas 28 melhores equipas da Europa.  

As jogadoras estão tristes, mas ao mesmo tempo estão satisfeitas. Deixaram tudo em campo. Defrontámos a Alemanha que é uma super candidata, favorita a ganhar, mas cremos que as jogadoras perceberam que são estes jogos, em que a adversidade é grande durante 90 minutos que as ajudam a melhorar. Dignificaram o nosso futebol feminino e perceberam o nosso plano de jogo, ainda que não conseguindo a vitória. 

Sentimos muito o apoio. Em todo o lado as pessoas cumprimentam-nos, incentivam-nos. Dá para perceber que também ficam felizes por verem raparigas a jogar futebol. É fundamental este apoio que as regiões e as Associações de Futebol nos têm dado."

Saiba aqui as principais informações do encontro:

Ficha de Jogo
1.º Torneio de Apuramento Europeu 2020
3.ª jornada do Grupo 3
Cidade Desportiva do SC Braga

Árbitra: Sabina Bolic (Croácia)
Árbitras assistentes: Aida Jusufović (Bósnia-Herzegovina) e Martina Neralic (Croácia)
Quarta árbitra: Tanja Racic (Bósnia-Herzegovina)

PORTUGAL 1-4 ALEMANHA (0-3 ao intervalo)

Portugal: Carolina Jóia Martins, Mariana Rosa, Ana Seiça, Ana Albuquerque (Daniela Santos, 84'), Sofia Silva, Andreia Jacinto, Telma Encarnação (Ana Teles, 50'), Bárbara Lopes, Marta Ferreira (Luana Marques, 63'), Lara Pintassilgo (Beatriz Tomás Barbosa, 63') e Francisca Nazareth.
Suplentes não utilizadas: Luísa Pinheiro, Inês Barge, Carolina Santana e Vera Cid.
Treinador: José Paisana
Golos: Andreia Jacinto (62')
Disciplina

Alemanha: Wiebke Willebrandt (Maria Luisa Grohs, 46'), Laura Donhauser, Anna Aehling, Greta Stegemann (Juliane Wirtz, 63'), Lotta Cordes, Alicia-Sophie Gudorf, Sjoeke Nusken - Cap. (Leonie Koster, 46'), Vanessa Fudalla (Pauline Wimmer, 86'), Gia Corley, Ivana Fuso e Sophie Weidauer (Pauline Berning, 64').
Suplentes não utilizadas: Sophie Krall, Leonie Weber e Nicole Woldmann. 
Treinador: Kathrin Peter
Golos: Fuso (12'), Weidauer (18'), Fudalla (41' e 60')
Disciplina: cartão amarelo a Weidauer (50')


;

Notícias