Seleção Sub-15

José Lima: "Pode formar-se uma boa Seleção"

Seleção Sub-15

A Equipa das Quinas já está reunida na Cidade do Futebol para dois dias de estágio.

A Seleção Nacional de sub-15 já se encontra reunida na Cidade do Futebol, para o primeiro de dois dias de um estágio de preparação.

Antes do início dos trabalhos, o Treinador Nacional José Lima falou ao Canal 11 para antecipar um pouco destes dois dias de trabalhos. Com 36 jogadores convocados, o técnico garantiu que este espaço nunca se tratará de um núcleo fechado. “É muita gente, mas já reduziu. No primeiro estágio vieram 48. É a primeira experiência que os jogadores estão a ter no espaço seleção. Temos estado a observar, é um espaço que não é fechado, apesar de andarmos a reduzir. Podemos também acabar por receber jogadores que não se conseguiram destacar na altura, mas vão progredindo ao longo do tempo. Seja como for, tem sido uma experiência muito agradável”, disse.

Os estágios começaram recentemente, mas o trabalho de observação já tem alguns meses. Para identificar os maiores talentos de uma geração que ainda não tinha vindo ao espaço de Seleção Nacional, o segredo passou, numa primeira fase, pela atenta observação numa competição com cada vez maior prestígio no panorama nacional. “A grande parte dos jogadores foi selecionada no Torneio Lopes da Silva. No entanto, não podemos ficar só por aí. Há jogadores que estão convocados e não estiveram nessa competição e até penso que, para a frente, podem surgir novos atletas. Se conseguirem, através dos seus clubes, ter bom rendimento nos jogos efetuados, podem vir a este espaço. O Torneio Lopes da Silva foi a primeira triagem, mas agora há continuidade, há os jogos do campeonato e consoante o desenvolvimento e a margem de progressão que estes atletas vão tendo, podem claramente ser chamados”, afirmou.

O técnico recusou, para já, qualificar esta geração como estando ao nível das melhores que Portugal tem produzido nos últimos anos. “Ainda é cedo para se verificar a qualidade desta geração. No primeiro momento de concentração fiquei muito satisfeito, porque o nível foi muito positivo. Parece-me que há jogadores com qualidade e que se pode formar uma boa seleção”, defendeu.

Para o treinador da Equipa das Quinas, as associações e os clubes apresentam também um papel preponderante na evolução dos atletas que vêm ao espaço de Seleção Nacional. “É fundamental uma boa relação com as associações e com os clubes, porque o espaço de Seleção é curto. A grande parte dos treinos que fazem é nos clubes, portanto temos que fazer o aproveitamento do que lá fazem de bom aqui. Daí termos que estar sempre em contacto permanente com os clubes e com as associações para podermos tirar o máximo de proveito quando cá vêm”, revelou.

Uma das primeiras tarefas da equipa técnica passa por transmitir aos atletas o ADN das Seleções Nacionais. “Acima de tudo, nesta fase eles têm que criar dentro de si a identidade de Portugal. E isso incute-se à medida que vão realizando trabalho aqui na Seleção Nacional. Há que ver o que os outros escalões têm feito e tentar incutir neles esse espírito”, explicou.

José Lima adiantou também um pouco do que será feito nestes dois dias de estágio. “Os jogadores são divididos em três equipas, sendo que duas jogam entre si e uma fica de fora a trabalhar. Geralmente estas equipas estão fechadas e vamos rodando durante os dias do estágio. Temos que fazer o aproveitamento máximo, dado que nestes dias não há muitos treinos. Isso permite-nos ver como é que os atletas estão em termos estratégicos e em termos de situação de jogo, conseguindo depois avaliar e reduzir a lista de jogadores. Tal como referi, há jogadores com qualidade, quer neste espaço seleção, quer no espaço clubes. Se eles continuarem a progredir, penso que se pode continuar a fazer uma seleção interessante”, concluiu.

Eis a lista de convocados:

CD Feirense: Francisco Pinho;
CF ‘Os Belenenses’: João Santos e Lucas Dias;
Despertar SC: Rodrigo Serafim;
FC Porto: Afonso Leite, Bernardo Ferreira, Dinis Rodrigues, Diogo Fernandes, Mariano Regal e Miguel Amorim;
SC Braga: Francisco Rodrigues, Guilherme Barbosa, João Gonçalves, Jonatas Noro, José Rodrigues e Renato Amorim;
SL Benfica: Alfa Baldé, Francisco Pereira, Ivan Lima, João Conceição, João Costa, João Veloso, José Monteiro, Pedro Pato, Tiago Sampaio, Ussumane Djaló e Vasco Teixeira;
Sporting CP: Guilherme Santos, Leonardo Barroso, Manuel Mendonça, Marlon Júnior, Pedro Sanca, Rodrigo Ribeiro e Salvador Gomes;
Vitória FC: Rodrigo Grenha;
Vitória SC: Gonçalo Fraga.

1 de outubro de 2019 | terça-feira
15h00: concentração na Gare do Oriente (Lisboa)
15h30: concentração na Cidade do Futebol
17h00: treino (jogo Equipa de Branco - Equipa de Vermelho)

2 de outubro de 2019 | quarta-feira
10h00: treino (jogo Equipa Vermelho - Equipa de Preto)
16h15: treino (jogo Equipa de Branco - Equipa de Preto)
19h00: dispensa dos jogadores

 


;

Notícias