Seleção A Futsal

Vontade lusa esbarra na eficácia espanhola

Futsal - Seleção A

Campeão e vice-campeão da Europa voltaram a medir forças esta terça-feira, em Matosinhos, com a formação lusa a mostrar-se novamente mais concretizadora.

FOTOGALERIA

As seleções nacionais de futsal de Portugal e Espanha voltaram a encontrar-se esta terça-feira depois do triunfo de Espanha na segunda-feira, por 2-1.

Os finalistas do último Campeonato da Europa, jogaram novamente no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e a vontade e a qualidade dos jogadores lusos esbarrou na maior eficácia espanhola.

A Equipa das Quinas prepara a sua participação na Ronda Principal de acesso à Ronda de Elite do Campeonato do Mundo Lituânia 2020. Portugal jogará em Viseu diante de Letónia, Alemanha e República Checa. Saiba mais aqui

Tunha acerta no poste
Num jogo marcado pelo equilíbrio nos primeiros minutos, Portugal esteve perto de inaugurar o marcador, aos 12 minutos. Márcio arrancou em velocidade do seu meio campo e após passar por um adversário assistiu Tunha que rematou cruzado, mas ao poste. Aos 14 minutos, Márcio, de calcanha, após assistência de Ricardinho, viu o guardião Jesús Herrero negar-lhe o golo.

A dois minutos do final, André Coelho testou a pontaria. O jogador luso rematou forte, mas a bola passou por cima. O mesmo tentou Tiago Brito, mas com a bola teve o mesmo destino.

Portugal terminou o primeiro tempo a controlar e a tentar chegar ao golo, mas a bola teimou em não entrar.

Portugal entra forte para o segundo tempo, mas é a Espanha a marcar
Tiago Brito, 26 minutos, esteve perto de marcar, mas a bola passou por cima.

No minuto seguinte foi a vez da Espanha criar a sua maior jogada de perigo, mas Vítor Hugo, por duas vezes, e o poste da baliza luso, evitaram males maiores. Aos 31 minutos Juan Emilio, num remate de longe abriu o ativo.

Portugal tentava tudo por tudo e a dois minutos do fim André Coelho esteve perto de marcar, assim como João Matos. Ambos viram Juanjo evitar-lhe o golo. Antes, também Vítor Hugo brilhou na baliza lusa ao opor-se por duas vezes a um opositor espanhol.

O risco de jogar com guarda-redes atacante ia dando frutos a 15 segundos do final, com Ricardinho a rematar novamente para defesa de Junajo, depois de a Espanha também ter falhado, do seu meio campo, o remate para a baliza deserta.

Lotação esgotada
O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos voltou a encher para assistir à Seleção Nacional. Na bancada os ex-internacionais André Lima e Israel assistiram à partida. Também dois futebolistas, André e Ricardo Horta, que também conhecem o sentimento de vestir a Camisola das Quinas apoiaram a Seleção.



Carlos Ortiz bate recorde por Espanha
O capitão da Seleção espanhola tornou-se o futsalista espanhol com mais internacionalizações ao serviço da La Roja, com 181 jogos disputados.

Jorge Braz em discurso direto:

"Foi um excelente momento de preparação para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, embora este momento vá ser completamente diferente. Letónia, República Checa e Alemanha são adversários distintos da Espanha. Vai-se manter a exigência e a intensidade destes jogos, embora com outras equipas. São duas derrotas que contam para as estatísticas, mas retiramos coisas extremamente positivas para a nossa preparação para o que se avizinha.

O público português é fantástico. Estão sempre com a Seleção Nacional e isto é maravilhoso. Muito obrigado às pessoas do norte, por dois dias fantásticos e um pavilhão maravilhoso."

Ricardinho em discurso direto:

"Jogámos contra a vice-campeã da Europa, uma seleção com muita qualidade. Tivemos alma, como temos sempre que representamos o nosso país. Os jogadores que cá vêm, vêm jogar para uma família e procuram dar sempre o nosso melhor. O nosso foco já está em Viseu, para o apuramento para o Mundial. Estes dois jogos foram uma excelente preparação e agora é a valer. Todos os nossos adversários têm um coletivo forte, mas nós vamos trabalhar bem e vamos querer ser líderes do grupo.

Sabemos que o Pavilhão em Viseu vai estar sempre cheio. Agradecer às pessoas que cá estiveram, quer fossem associações, crianças, adultos, figuras públicas, jogadores de futebol, etc e agradecer também ao Canal 11 por nos apoiar, transmitir os dois jogos e poder levar estas duas partidas ao estrangeiro. Quero agradecer também às nossas famílias e à Federação, pois muitos de nós somos do norte e infelizmente não conseguimos jogar cá tantas vezes quantas gostaríamos."

Ficha de Jogo
Preparação para a fase de qualificação do Campeonato do Mundo Lituânia 2020
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Espectadores: 3 875 (lotação esgotada)

Árbitros: Cristiano Santos e Eduardo Coelho.
Terceiro Árbitro: Rúben Santos.
Cronometrista: José Miguel Moreira.

PORTUGAL 0-1 ESPANHA (0-0, ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): André Sousa, João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap. e Pedro Cary.
Jogaram ainda: Vítor Hugo, André Coelho, , Nilson, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo, Márcio, Pany, Tiago Brito e Tunha.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: -.
Disciplina: -.

Espanha (cinco inicial): Jesús Herrero, Marc Tolrà, Aicardo, Adolfo e Juan Emilio.
Jogaram ainda: Juanjo, Ortiz - Cap., Bebe, Lin, Andresito, Fernan, Raúl Campos, Rafa Usín, e Solano.
Treinador: Fede Vidal.
Golos:Juan Emilio (31')-.
Disciplina: -.


;
;
24 de Setembro 2019
Foto

FPF

Notícias