Estreia auspiciosa

Seleção Sub-17

Portugal vence Estónia por 2-0 na primeira jornada do Torneio Preparatório da UEFA.

A Seleção Nacional sub-17 deu, esta sexta-feira, o pontapé de saída no Torneio Preparatório da UEFA, que decorre até ao dia 25 em Tartu (Estónia). O resultado não podia ter sido melhor: Portugal dominou e venceu por 2-0 a seleção anfitriã, deixando excelentes indicações para o futuro.

Os portugueses começaram mais fortes e organizados na partida, espreitando cedo o ataque rápido, sobretudo pelo flanco direito. Foi por isso sem surpresa que a armada lusa chegou à vantagem aos oito minutos. João Resende deu a melhor sequência a um passe de Rodrigo Gomes, que já tinha causado o pânico com as suas movimentações na área dos estónios.

A formação local procurou responder em contra-ataque e chegou a desenhar dois lances perigosos, que o guarda-redes Valentino Rodrigues afastou com êxito. Mas a subida de intensidade dos portugueses voltou a deixar a Equipa das Quinas por cima, e a condicionar a costrução de jogo dos locais.

À meia-hora, Rodrigo Gomes aproveitou um erro defensivo da Estónia para ampliar o triunfo e justificar a superioridade clara da armada lusa, que manteve o domínio após o intervalo, embora sem reflexos no marcador. Nessa fase do jogo, Portugal falhou a transformação de uma grande penalidade, ao minuto 58.

Espanha (22 de setembro, 12h00) e Eslovénia (24 de novembro, às 12h00) são os adversários que se seguem no caminho da formação comandada por José Guilherme.

O Treinador Nacional José Guilherme em discurso direto: 

"Foi um bom jogo, em que dominámos o adversário completamente, rematámos mais e mostrámos qualidade em todos os momentos do jogo. Fizemos dois golos na primeira parte, mas podíamos ter marcado mais dois ou dois ou três. Após o intervalo, baixámos ligeiramente o ritmo para gerir o jogo e fizémo-lo bem.

Olhando para o desempenho da equipa nesta primeira jornada, só posso estar satisfeito com o desempenho e o envolvimento demonstrados pelos jogadores. A vitória foi mais do que merecida.

Este jogo fica marcado pela estreia absoluta do Matchói [Djaló]. Foi uma primeira vez muito positiva para ele e para a equipa. Demonstrou argumentos e qualidade para estar neste espaço". 

Ficha de jogo:
Torneio Preparatório da UEFA
Tartu, Estónia

Árbitro: Christopher Jaeger (Áustria)
Árbitros assistentes: Stefan Gamper (Áustria) e Konstantinos Nikolaidis (Grécia)
Quarto árbitro: Athanasios Tzilos (Grécia)

Portugal 2 - 0 Estónia (2-0 ao intervalo)

Portugal: Valentino Rodrigues, André Ferreira (Rafael Lopes, 79'), David Vinhas, Marco Torres, Leandro Dias, Diogo Abreu, Tiago Antunes - Cap (Gustavo Mendonça, 64')., Martim Neto (Matchói Djaló, 64'), Rodrigo Gomes, João Resende (Herculano Nabian, 46'), André Gonçalves (Vasco Sousa, 46'). 
Suplentes: Vasco Gaspar, António Silva, Guilherme Montóia, João Tomé
Treinador: José Guilherme
Golos: 1-0 João Resende (8'); 2-0 Rodrigo Gomes (30')
Disciplina: Amarelos - André Gonçalves (21'); André Ferreira (70')

Estónia: Maico Rimmel, Martin Vetkal, Maksim Paskotsi - Cap., Rasmus Kallas, Nikolajev (Tougjas, 62'), Karl Gustav Kokka, Andrei Smirnov, Tarassenkov, Nikita Ivanov (Shein, 83'), Kuraksin (Jaob Viidas, 83') , Aleksandr Sapovalov (Taaniel Usta, 71').
Suplentes: Mattias Lagus, Sander Liit, Sotsugov, Teevall, Tohver.
Treinador: Norbert Hurt
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos - Pastkotsi (77'), Martin Vetkal (84')


;

Notícias