Seleção Sub-19 Futsal

Penaltis afastam Portugal da final

Futsal - Sub-19

A Equipa das Quinas não foi feliz nos penaltis e foi afastada pela Croácia nas meias-finais do Euro-2019.

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional sub-19 de futsal perdeu esta quinta-feira na meia-final da primeira edição do Campeonato da Europa Letónia 2019, diante da Croácia, no desempate nas grandes penalidades. Portugal esteve duas vezes em vantagem mas, perto do final dos primeiros 40 minutos e no final do prolongamento, os croatas conseguiram empatar e levar o jogo para o desempate por penaltis, onde foram mais felizes ao concretizar todos os pontapés.

A Croácia atingiu assim a final. que está agendada para sábado, pelas 18h00 (20h00 locais).

A Equipa das Quinas fez o pleno na fase de grupos ao somar três triunfos em três jogos - bateu a Letónia (6-0), no domingo, a Polónia (3-1), na segunda-feira, e a Rússia (4-1) na quarta-feira. A Croácia perdeu diante da Espanha (0-3) e triunfou diante da Holanda (6-0) e da Ucrânia (3-1), somando seis pontos no Grupo B.

Portugal criou perigo, mas não foi eficaz no primeiro tempo
Aos seis minutos de jogo Portugal dispôs de uma oportunidade soberana para se adiantar no marcador, mas o poste, primeiro, e o guarda-redes contrário, depois, evitaram o primeiro golo do dia na Arena Riga. Aos 12 minutos, uma boa jogada de Neves e Tomás Paço libertou Sévio na área, mas um defensor croata conseguiu opor-se.  A formação lusa teve mais iniciativa de jogo e apenas aos 19 minutos criou mais perigo para a baliza à guarda de Bernnrdo Paçó que viu a bola passar ao lado.

Boas jogadas lusas e remates por cima
Logo no primeiro minuto da segunda parte, Célio Coque descobriu Neves solto na área contrária, mas o remate passou por cima. Os croatas responderam com um remate que Bernardo Paçó defendeu com a perna esquerda ao minuto 23. Aos 26 minutos Portugal criou novamente perigo após jogada rápida, mas Rui Moreira rematou por cima.

Bernardo Paçó desequilibra e Célio Coque marca
Aos 30 minutos, Bernardo Paçó defendeu um remate e arrancou com a bola perto da+área contrária e assistiu Célio Coque que rematou cruzado, forte e rasteiro, para o primeiro golo da partida. Aos 33 minutos, Célio Coque testou novamente as capacidades do guardião croata e Tomás Reis, no mesmo minuto rematou ao lado. A três minutos do final, Tomás Paçó voltou a testar o guardião croata com um remate forte.

Croatas empatam a dois segundos do final da segunda parte
A Croácia tentava reagir ao golo e apesar do poderio físico, viu na atitude dos jogadores lusos um obstáculo intransponível. Nos últimos três minutos o técnico croata apostou no guarda-redes avançado e a dois segundo do final foi feliz, com Josip Jurlina a bater Bernardo Paçó.

Nova vantagem lusa e resposta croata
Na primeira parte do prolongamento Nuno Chuva voltou a colocar Portugal em vantagem e perto do final Fran Vukelić fez a igualdade após um remate que embateu no poste croata.

Croácia mais feliz nas grandes penalidades
Portugal marcou primeiro por Tomás Paçó, Célio Coque apontou a segunda grande penalidade. O guardião croata defendeu a grande penalidade apontada por Neves.  Para a Croácia marcaram Jakov Mudronja, Dominik Cvisic e Josip Jurlina.

Clique aqui para consultar todos os resultados e as classificações.

José Luís Mendes: “Não fomos a equipa que gostávamos de ser”

Ficha de jogo
Campeonato da Europa de sub-19 de futsal Letónia 2019
Meia-final
Arena Riga

Árbitros: Juan José Cordero Gallardo (Espanha) e Jan Kresta (República Checa).
Terceiro árbitro: Chiara Perona (Itália).
Cronometrista: Ingus Puriņš (Letónia).

PORTUGAL 2-2 (4-5 agp) CROÁCIA (0-0 ao intervalo, 1-1 no final dos primeiros 40 minutos)

Portugal (cinco inicial): Bernardo Paçó, Célio Coque - Cap., Hugo Neves, Tomás Paçó e Sérvio Marcelo.
Jogaram ainda:  Nuno Chuva, Rui Moreira, Daniel Costa ‘Dani’, Tomás Reis, Gustavo Rodrigues, , Ricardo Pinto, Ricardo Lopes e Francisco Oliveira ‘Chico’.
Suplente não utilizado: Martim Figueira.
Treinador: José Luís Mendes.
Golos: Célio Coque (30') e Nuno Chuva (45').
Disciplina: cartão amarelo para Sévio Marcelo (3') e Neves (47').

Croácia (cinco inicial): Nikola Čizmić - Cap., Božo Sučić, Josip Jurlina, Jakov Mudronja e Mateo Mužar.
Suplentes: Filip Radaj, Duje Dragun, Filip Petrušić, Toni Rendić, Antonijo Papac, Dominik Cvišić, Vicko Radić  e Fran Vukelić.
Treinador: Marinko Mavrović.
Golos: Josip Jurlina (40') e Fran Vukelić (48').
Disciplina: cartão amarelo para Antonijo Papac (11'), Filip Radaj (40'),  Nikola Čizmić (47') e Fran Vukelić (50').


;
;
12 de Setembro 2019
Foto

UEFA

Notícias