FPF em debate sobre eSports e educação

Institucional

Duas interessantes temáticas no segundo dia do Soccerex, mas também se discutiu o futuro das sociedades desportivas ou os modelos das provas europeias.

O segundo e último dia do Soccerex Europe permitiu a discussão de temas bem interessantes para o presente e o futuro do futebol. Desde logo com dois temas que contaram com a participação de elementos da Federaçao Portuguesa de Futebol, que é o parceiro principal do evento.

Desde logo eSports, com o responsável por esta área na FPF, Raúl Faria, a explicar a forma como a federação portuguesa organiza as suas competições e escolhe os elementos que representam a Seleção Nacional. Explicou que existem em Portugal cerca de 200 clubes federados e nada menos que 10 mil praticantes. Este painel contou ainda com a participação de Luca Donati, responsável da secção de eSports do Levante UD, clube de futebol espanhol, mas também do responsável da EA Sports para a área competitiva da FIFA, Ben Wyer-Roberts, que deram igualmente a sua abordagem aos eSports na sua respetiva realidade.

No debate sobre educação no futebol, marcou presença o diretor da Portugal Football School, André Seabra, que falou de partilha de conhecimento com palestrantes como Pedro Brinca, professor da Nova School of Business and Economics, e António Veloso, da Universidade de Lisboa. A oferta formativa, os objetivos de ensinar quem pretende aprender mais sobre todo o mundo do futebol, mas também os planos futuros, foram assuntos que estiveram em discussão.

Durante o dia houve lugar há discussão de outros temas. como a discussão dos modelos de gestão dos clubes de futebol, com a participação de emblemas como o Benfica, a Juventus ou o Sevilha. Falou-se de investimentos e lucro no futebol, discutiu-se recrutamento, mas também o futuro modelo das competições da UEFA, num painel que contou com a participação do presidente das Ligas Europeias, Lars-Christer Olsson. Em cima da mesa esteve ainda a salvaguarda da integridade financeira do futebol e o plano da Liga Portugal para se internacionalizar.


;
;
6 de Setembro 2019
Foto

FPF/Diogo Pinto