Seleção Sub-19 Futsal

Rui Moreira: "Lutar contra a ansiedade"

Futsal - Sub-19

O fico da Equipa das Quinas não esconde a motivação, mas alerta para a ansiedade que é preciso combater para o primeiro jogo do Campeonato da Europa, no domingo, diante da Letónia.

MEDIA GUIDE

A Seleção Nacional sub-19 de futsal cumpriu esta sexta-feira, pelas 9h30 (11h30 locais) o seu primeiro apronto em solo letão, onde vai disputar o primeiro Campeonato da Europa da categoria, a partir do próximo domingo..

A Equipa das Quinas trabalhou no Centro Olímpico e após o primeiro treino Rui Moreira explicou que o todos de estão a ambientar.

“Chegámos ontem, já tarde, e ainda não deu para ver muita coisa. As primeiras impressões são positivas, mas acima de tudo estamos focados naquilo que temos de fazer. Viemos para competir e vamos tentar adaptar-nos o mais rapidamente possível à diferença horária, ao hotel… Neste primeiro treino já deu para ver que todos estão focados e unidos. Estamos a preparar-nos para o primeiro jogo.”

A ansiedade tem vindo a sentir-se e Rui Moreira aponta esse fator como um obstáculo a superar, mas mostra-se confiante.

“Estamos muito motivados e com grande vontade de começar a jogar. Sabemos o que temos de fazer, mas existe uma ansiedade é que é difícil de combater. Queremos que a competição comece. Essa ansiedade está a pesar um pouco e será um dos obstáculos que teremos de combater neste primeiro jogo, mas quando os jogos começarem tudo passa. Sabemos disso e vamos tentar ocupar-nos para não pensar muito nisso. Queremos entrar focados e cientes do que temos de fazer e penso que as coisas vão acabar por sair naturalmente e vamos acabar por ganhar o jogo.”

Com 31 internacionalizações, o fixo do Benfica conhece bem o grupo e não tem dúvidas que o todos estão unidos e felizes.

“Sinto o grupo unido e focado no que tem de fazer. Sinto que todos estão alegres e felizes por estarem a participar neste Europeu.”

“Hoje à tarde temos ações da UEFA [fotografias oficiais e sessão de esclarecimento sobre Match Fixing] e isso também ajuda a passar o tempo. As outras equipas vão começar a chegar ao hotel. Também é importante termos essas atividades para desanuviar um pouco este lado mais competitivo. Também existe aqui a vertente social – vamos conhecer outros jogadores de países diferentes. Vamos partilhar o espaço das refeições.

No sábado, pelas 18h00 (20h00 locais), a Equipa das Quinas cumprirá o treino oficial na Arena de Riga. Antes, pelas 8h30 (10h30 locais), terá novo treino no Centro Olímpico. O  primeiro jogo está agendado para domingo (8 de setembro), pelas 18h00 (20h00 locais). No dia seguinte (9 de setembro), a formação orientada por José Luís Mendes mede forças diante da Polónia e fecha a fase de grupos na quarta-feira (11 de setembro), diante da Rússia. Sem descanso, as meias-finais serão disputadas na quinta-feira (12 de setembro). A final será disputada no sábado (14 de setembro).  As seleções finalistas farão cinco jogos em sete dias.

Recorda-se que o Grupo B é composto por Espanha, Ucrânia, Croácia e Holanda. Apuram-se para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.

Eis os 14 eleitos de José Luís Mendes:
CR Leões Porto Salvo: Francisco Oliveira e Nuno Chuva;
CS São João Urgicentro: Daniel Costa;
SC Braga / AAUM: Gustavo Rodrigues, Ricardo Lopes e Tomás Reis,;
SL Benfica: Célio Coque, Martim Figueira e Rui Moreira;
Sporting CP: Bernardo Paçó, Hugo Neves, Ricardo Pinto, Sévio Marcelo e Tomás Paçó.

07 de setembro de 2019 | sábado
8h30 (10h30 locais): treino no Pavilhão do Centro de Treinos Olímpico, Riga
14h30 - 15h00 (16h30 - 17h00 locais): conferências de imprensa de antevisão do Grupo A
18h00 (20h00 locais): treino oficial na Arena Riga

08 de setembro de 2019 | domingo
18h00 (20h00): jogo LETÓNIA x PORTUGAL, na Arena Riga

09 de setembro de 2019 | segunda-feira
18h00 (20h00): jogo POLÓNIA x PORTUGAL, na Arena Riga

10 de setembro de 2019 | terça-feira
15h00 (17h00 locais): treino no Pavilhão do Centro de Treinos Olímpico, Riga

11 de setembro de 2019 | quarta-feira
10h30 (12h30 locais): jogo PORTUGAL x RÚSSIA, na Arena Riga


;

Notícias