Supertaça Cândido de Oliveira

Um dérbi com história

Supertaça Cândido de Oliveira

Benfica e Sporting encontram-se pela quarta vez para discutir a conquista da Supertaça.

Benfica e Sporting vão encontrar-se este domingo pela quarta vez para a disputa da Supertaça. O histórico entre os dois clubes de Lisboa é favorável ao clube de Alvalade, que venceu em duas das ocasiões.

1980

A segunda edição oficiosa da competição juntou o Benfica e o Sporting pela primeira vez na disputa deste troféu. A 10 de setembro de 1980 o encontro foi em Alvalade e até começou melhor para os encarnados, liderados por Lajos Baroti, que ao intervalo já estavam a vencer por 2-0, graças aos golos apontados por Carlos Manuel e César. Na segunda parte, dois golos de Jordão devolveram a esperança aos leões, terminando o encontro com um empate a dois golos.

A decisão sobre o vencedor da prova seria tomada a 29 de outubro de 1980. Em pleno Estádio da Luz, o vencedor acabou por ser o Benfica, que sofreu primeiro, graças a um penálti de Jordão. Nené igualou para o campeão nacional Benfica nos instantes finais da primeira parte, e Vital daria o triunfo aos encarnados, equipa então orientada por Lajos Baroti.

1987

O reencontro entre Benfica e Sporting para a Supertaça aconteceu em 1987, na sétima edição oficial da Supertaça. Os encarnados tinham sido campeões na época anterior, enquanto os leões foram finalistas vencidos da Taça de Portugal, já que foi ano de dobradinha na Luz. O primeiro encontro disputou-se no Estádio da Luz a 6 de dezembro de 1987 e foram os visitantes, então orientados por Keith Burkinshaw, a levar a melhor por 3-0, com um golo de Edmundo na própria baliza na metade inicial, de Silvinho e de Paulinho Cascavel, estes dois na segunda parte.

Apesar da vantagem trazida da primeira mão, o encontro de Alvalade prometia grande emoção, já que envolvia duas formações habituadas a lutar pela conquista de títulos. A formação dirigida por Toni acabou por ser derrotada por 1-0 nesta partida realizada a 20 de dezembro de 1987. Foi novamente Silvinho, com um golo apontado aos 20 minutos, a decidir a conquista do troféu para o Sporting.

2015

A 37.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira foi a terceira a envolver os dois principais clubes de Lisboa e também a terceira que foi decidida no Estádio Algarve, um dos recintos construídos em Portugal para albergar a organização do Euro’2004. O jogo realizou-se a 9 de agosto e o Benfica tinha conquistado o título nacional, enquanto o Sporting levantara o troféu de vencedor da Taça de Portugal. Estava um grande jogo em perspetiva e acabou por não defraudar as expectativas. Era Rui Vitória contra Jorge Jesus e acabou por ser a equipa deste a sair vencedora, graças a um golo apontado por Téo Gutierrez, aos 53 minutos, sentenciando a partida para o Sporting.

Quarta decisão no Algarve

A Supertaça já foi decidida por três vezes no Estádio Algarve. Na primeira, em 2005, o Benfica sagrou-se vencedor, derrotando o Vitória SC por 1-0; em 2008 o troféu foi para o Sporting, que derrotou o FC Porto por 2-0; finalmente, em 2015, o clube de Alvalade conquistaria o troféu, derrotando o Benfca por 1-0. Esta será, por isso, a quarta vez que a decisão do troféu se realiza no Algarve.


;
;
1 de Agosto 2019
Foto

Foto: Record

Notícias