FPF entrega material desportivo à missão na Rep. Centro Africana

Responsabilidade Social

Pedido de militares portugueses acolhido também pelo COP e federações de Atletismo e Basquetebol.

A Federação Portuguesa de Futebol associou-se à iniciativa do Comité Olímpico de Portugal e, juntamente com as suas congéneres de Atletismo e Basquetebol, entregou material desportivo, esta quinta-feira, à 6.ª Força Nacional Destacada para a Missão Multinacional Integrada das Nações Unidas, que vai ser distribuído na República Centro-Africana.

O material desportivo tem como destinatários clubes e equipas da República Centro-Africana, país marcado por um grave conflito que já dura desde dezembro de 2012.

Na cerimónia, esteve presente o vice-presidente da FPF, Hermínio Loureiro, bem como o líder da FP Atletismo, Jorge Vieira, e do secretário geral da FP Basquetebol. João Carvalho. O presidente do COP, José Manuel Constantino, destacou a ação de risco e prestígio dos militares portugueses e referiu “o valor mágico que uma bola, um cesto e uma baliza têm na aproximação das pessoas".

O tenente-coronel Antunes Gomes, comandante da 6FND, agradeceu a pronta resposta do COP e das Federações ao pedido de auxílio. " As vossas entidades partilham os valores que pretendemos transmitir na República Centro-Africana, que são de valorização social através do desporto e de defesa da igualdade de género."  

Com esta ação, a 6FND pretende não apenas contribuir para a segurança da República Centro-Africana, durante os seis meses da missão – entre setembro de 2019 e março de 2020 –, mas também procura favorecer o bem-estar e o desenvolvimento sociocultural da população, em ambiente de interação propiciado pelo desporto.

 


;

Notícias