Seleção Sub-19

Filipe Ramos: "Queremos muito estar na final"

Seleção Sub-19

Treinador Nacional espera grandes dificuldades diante da Irlanda, mas acredita que Portugal tem argumentos para repetir a presença na final.

Ambição e respeito máximo pela República da Irlanda. É com estes ingredientes que Portugal tentará, esta quarta-feira, garantir mais uma passagem histórica à final do Europeu sub-19.

Na antevisão da meia-final, marcada para as 15h00 de Lisboa, e transmitida em direto pela RTP1, o Treinador Nacional Filipe Ramos mostrou-se confiante no apuramento dos portugueses, mesmo sabendo das dificuldades que os irlandeses irão colocar.

 

"Espero um bom jogo, bem disputado. É com mérito que a Irlanda chega à meia-final. Fez um apuramento fantástico e, nos últimos jogos, só perderam com a França e nos últimos minutos", começou por dizer.

"É uma equipa forte fisicamente. Vai mostrar-se aguerrida como tem estado neste europeu. Defensivamente são fortes, com jogadores robustos e que gostam do contacto. Vamos redobrar atenções nas bolas paradas e fazer o nosso jogo. Vai ser um jogo duro, dificil, mas stamos preparados. Queremos muito estar na final", acrescentou, com convicção, Filipe Ramos.

Capitão contra ilusões

O capitão da Equipa das Quinas, Vítor Ferreira, teme que as pessoas "se iludam ao ouvir o nome do adversário" de Portugal nas meias-finais do Euro sub-19. "Porque não é um nome sonante como uma Espanha ou uma França, tendem a desvalorizar", explicou.

"A verdade é que a Irlanda fez uma preparação e uma Ronda de Elite imaculadas. E só sofreu a primeira derrota nesta fase final, contra a França, e pela margem mínima. Já estudámos os pontos fortes e fracos desta equipa e sabemos que vai ser um jogo muito difícil", avisou.

É com bons olhos que o médio do FC Porto vê o povo arménio render-se à armada lusa: "Inicialmente, sentimos que não estava ninguúm connosco, mas à medida que os jogos foram passando os arménios começaram a apoiar-nos e agora gostam muito de nós, o que é ótimo".

RTP1 transmite a meia-final de Portugal

O jogo entre portugueses e irlandeses vai decorrer no EStádio Banants, em Erevan, e será transmitido em direto pela RTP1, a partir das 15h00. 

Histórico favorável às cores lusas 

Portugal vai disputar a sua quarta meia-final consecutiva no Europeu sub-19, somando esta quarta-feira a sua sexta presença nos últimos oito anos. A República da Irlanda chegou por duas vezes às meias-finais, em 2011 e em 2002, tendo perdido as duas.

No confronto entre as duas seleções no escalão sub-19, a formação portuguesa leva clara vantagem, com três vitórias acumuladas em três jogos e um saldo expressivo de golos: sete marcados contra um sofrido.
 
Percurso em Erevan 

No Europeu sub-19 que está a decorrer na capital da Arménia, a Seleção Nacional já venceu a Itália (3-0), empatou com a Espanha (1-1) e goleou a Arménia (4-0), conquistando assim o primeiro lugar do Grupo A, com sete pontos, oito golos marcados e apenas um sofrido. 

Por seu turno, a Rep. Irlanda empatou com a Noruega, perdeu com a França (0-1) e venceu a República Checa, garantindo o segundo lugar do Grupo B, com quatro pontos, três tentos marcados e outros tantos sofridos.

Na fase de grupos, Portugal também se destacou com o melhor desempenho entre as oito seleções participantes. A equipa lusa apresentou o melhor ataque, com oito golos apontados, contra sete de Espanha e cinco de Itália e França.

No capítulo defensivo, apenas a França ultrapassou a seleção portuguesa, sem qualquer golo sofrido. Portugal apenas encaixou um, seguindo-se a Noruega com dois sofridos, e Irlanda e Espanha, com três.

O melhor saldo de golos da fase de grupos também pertence ao conjunto orientado por Filipe Ramos: Portugal com +7, França com +5, Espanha com +4, e Itália e Irlanda com zero.

 


;