Seleção Sub-19

Samuel Costa dá mote para as meias-finais

Seleção Sub-19

Médio alerta para a qualidade defensiva da Irlanda, mas confia que Portugal vai estar "física e mentalmente preparado" para vencer.

A Seleção Nacional sub-19 prosseguiu esta segunda-feira a preparação para o jogo com a Irlanda, referente às meias-finais do Campeonato da Europa sub-19 e agendado para a tarde de quarta-feira. A sessão decorreu na Academia de Yerevan e contou com os 20 jogadores convocados por Filipe Ramos.

No final dos preparos, o médio Samuel Costa fez a antevisão da meia-final com os irlandeses, alertando para a qualidade defensiva do adversário da armada lusa. O internacional português, que alinha nos juniores do SC Braga, disse ainda que Portugal vai estar física e mentalmente preparado para ganhar.

"O grupo está muito confiante. Estamos unidos e satisfeitos com o que fizemos até ao momento. Agora temos que nos focar na Irlanda, que é uma equipa muito agressiva e boa a defender. Mas vamos manter a nossa identidade de jogo, independentemente do adversário. Temos de estar bem preparados física e mentalmente para vencermos um adversário difícil", frisou.

Samuel Costa não esconde "um orgulho enorme" por ter tido a oportunidade de jogar no Euro sub-19, no segundo encontro de Portugal, frente à Espanha (1-1). "Trabalhei muitos anos para chegar até aqui. Sinto-me muito feliz e agora é continuar a trabalhar, pois quero afirmar-me nesta seleção", explicou.

Apaixonado por futebol desde os quatro anos da idade, por influência do pai ex-jogador [Zé Maria Pereira], o médio passou pela "formação do Beira-Mar e do Gafanha" antes de representar as categorias jovens do SC Braga.

"O meu pai é a minha maior referência. Chegou a representar a seleção olímpica. Se não fosse ele, não estaria aqui", revelou, vincando as diferenças para o progenitor: "Ele era um extremo rápido e baixinho. Eu sou um médio defensivo fisicamente mais forte. Mas todos os atributos que mostreu aqui foi ele que me ensinou".

"Acima de tudo, sou um jogador de muito trabalho. A minha principal característica é trabalhar para que os meus colegas possam brilhar", resumiu o jovem, com os olhos postos no jogo de quarta-feira, cujo início está marcado para as 18h00 locais, menos três horas em Portugal continental (15h00).

Histórico favorável às cores lusas 

Portugal vai disputar a sua quarta meia-final consecutiva no Europeu sub-19 e somará, quarta-feira, a sua sexta presença nos últimos oito anos. A República da Irlanda chegou por duas vezes às meias-finais, em 2011 e em 2002, tendo perdido as duas.

No confronto entre as duas seleções no escalão sub-19, a formação portuguesa leva clara vantagem, com três vitórias acumuladas em três jogos e um saldo expressivo de golos: sete marcados contra um sofrido.
 
Percurso em Erevan 

No Europeu sub-19 que está a decorrer na capital da Arménia, a Seleção Nacional já venceu a Itália (3-0), empatou com a Espanha (1-1) e goleou a Arménia (4-0), conquistando assim o primeiro lugar do Grupo A, com sete pontos, oito golos marcados e apenas um sofrido. 

Por seu turno, a Rep. Irlanda empatou com a Noruega, perdeu com a França (0-1) e venceu a República Checa, garantindo o segundo lugar do Grupo B, com quatro pontos, três tentos marcados e outros tantos sofridos.

Na fase de grupos, Portugal também se destacou com o melhor desempenho entre as oito seleções participantes. A equipa lusa apresentou o melhor ataque, com oito golos apontados, contra sete de Espanha e cinco de Itália e França.

No capítulo defensivo, apenas a França ultrapassou a seleção portuguesa, sem qualquer golo sofrido. Portugal apenas encaixou um, seguindo-se a Noruega com dois sofridos, e Irlanda e Espanha, com três.

O melhor saldo de golos da fase de grupos também pertence ao conjunto orientado por Filipe Ramos: Portugal com +7, França com +5, Espanha com +4, e Itália e Irlanda com zero.
 

 

 


;

Notícias