Empate diante da Espanha

Seleção Sub-19

Resultado mantém abertas as portas do apuramento para as meias-finais do Euro sub-19.

A Seleção Nacional sub-19 empatou a uma bola com a congénere de Espanha, em jogo a contar para a segunda ronda do Grupo A do Europeu sub-19, que decorre em Erevan, na Arménia.

O lateral-esquerdo Juan Miranda colocou os espanhóis em vantagem, aos 41 minutos, mas o médio Fábio Veira empatou a partida aos 49, num livre direto superiormente executado.

Com esta igualdade, Portugal, detentor do troféu da categoria, divide a liderança com a Espanha, ambos com quatro pontos, e deu um passo importante rumo às meias-finais, depois de ter batido a Itália na ronda inaugural, por 3-0.

No encontro do Grupo A, a Itália venceu por 4-0 e eliminou da prova a Arménia.

O encontro entre Espanha e Portugal teve duas partes distintas. Na primeira, os espanhóis entraram mais rápidos e determinados, chegando ao golo numa jogada de insistência de Juan Miranda. Depois de rematar ao poste, o internacional espanhol apareceu no sítio certo para faturar na recarga.

No segundo tempo foi a Equipa das Quinas que mandou, depois de Fábio Vieira empatar na transformação de um livre em zona frontal. O médio do FC Porto arrancou os maiores aplausos da tarde, no Estádio Banants. Os comandados de Filipe Ramos criaram mais lances de perigo até ao final e conseguiram impedir a Espanha de ligar os lances de ataque como fizera na etapa inicial.

Na terceira jornada, marcada para sábado, Portugal defronta a Arménia, enquanto a Espanha marcará encontro com a Itália.

Filipe Ramos em discurso direto:

“O empate é um bom resultado para nós. Foi um jogo extremamente difícil, mas bem disputado, com muita qualidade, entre duas boas equipas. Fizemos um jogo extraordinário. Houve alturas em que a Espanha esteve por cima, mas nós estivemos organizados.

Não poderia estar mais orgulhoso dos meus jogadores. Estamos dentro. Queremos passar às meias-finais e só dependemos de nós no último jogo, com a Arménia. Estamos confiantes, estamos a jogar bem e estou orgulhoso pelo golo fantástico que o Fábio [Vieira] fez.”

Ficha de Jogo
Campeonato da Europa sub-19 Arménia 2019
Grupo A - 2.ª jornada
Estádio Banants, em Erevan

Árbitro: Anastasios Papapetrou (GRE)
Árbitros assistentes: Grega Korde (SVN) e Dawid Igor Golis  (POL) (MLT)
Quarto árbitro: Nikola Dabanovic (MNE)

Portugal 1 - 1 Espanha (0-1 ao intervalo)

Portugal: Celton Biai, Gonçalo Loureiro, Gonçalo Cardoso, Tiago Lopes (Costinha, 65'), Diogo Capitão, João Mário (António Gomes, 83'), Vítor Ferreira (Samuel Costa, 76'), Fábio Vieira (Daniel Silva, 83'), Félix Correia, Tomás Tavares e Tiago Rodrigues (Tiago Gouveia, 65').
Suplentes não utilizados: F. Meixedo, Gonçalo Ramos, Levi Faustino, Rodrigo Fernandes.
Treinador: Filipe Ramos
Golos: 1-1 Fábio Vieira (49')
Disciplina: Amarelos - Félix Correia (43'); Fábio Vieira (74')

Espanha: Tenas, Juan Miranda, Hugo Guillamón, Blanco, Torres, Moha (Mollejo, 85'), Abel Ruiz (Alejandro Marqués, 90'), Sergio Gómez (Barrenetxea, 80'), Sánchez, García e Gil (Sanz, 85').
Suplentes não utilizados: Fernández, Gómez, Chust, Orellana, Gutiérrez.
Treinador: Santi Denia
Golos: 0-1, por Juan Miranda (41')
Disciplina: nada a assinalar


;