Futebol Praia Masculino

Portugal faz pleno de vitórias

Futebol Praia - Seleção A

A Equipa das Quinas voltou a vencer este domingo na sua terceira partida na Liga Europeia Nazaré 2019. A Equipa das Quinas venceu a Suíça, por 8-7, após prolongamento.

A Seleção Nacional de futebol de praia jogou este domingo, na Nazaré, a sua terceira partida na qualificação para Liga Europeia. Portugal tinha garantido o primeiro lugar do  Grupo 1 da Divisão A, onde também estavam incluídas Polónia, Ucrânia e Suíça.

Depois do triunfos, por 3-1, diante da Polónia, na sexta-feira, e da Ucrânia, no sábado, também por 3-1, a Equipa das Quinas venceu diante da sua congénere helvética, por 8-7, após prolongamento.

1.º Período com oito golos
A formação helvética adiantou-se no marcador com um golo aos 26 segundos – marcou Hodel de pontapé de bicicleta. Hostgen, aos 4 minutos, rematou forte para a areia e viu a bola embater no poste antes de entrar, ampliando assim a vantagem helvética para 2-0. João Gonçalves ‘Von’, aos 7 minutos, reduziu, mas na resposta, no pontapé de saída, Stankovic voltou a repor a vantagem de dois golos para  a Suíça. Aos 9 minutos, o capitão de equipa helvético aproveitou o desentendimento entre dois jogadores lusos para marcar o seu segundo golo na partida, rematando para a baliza deserta. O guarda-redes luso, Elinton Andrade, reduziu aos 10 minutos, mas, novamente na reposição de bola, Stankovic voltou a marcar completando o hat-trick. A seis segundos do final do 1.º período Bê Martins voltou a reduzir para Portugal.

Portugal marca duas vezes e chega empatado ao final do 2.º período
O início do segundo tempo, começou com Portugal ao ataque e João Gonçalves ‘Von’, logo no primeiro minuto, a reduzir a desvantagem lusa para um golo. Aos oito minutos, o guarda-redes lusos bisou no encontro, repondo a igualdade no encontro. A poucos segundos do final do primeiro período, o conjunto luso perdia com três golos de desvantagem, mas conseguiu chegar empatado no final do segundo período.

Portugal chega à vantagem, mas ressalto traiçoeiro valeu empate
No primeiro minuto no terceiro e derradeiro da partida, Jordan colocou Portugal pela primeira vez na liderança, ao fazer o 6-5. Depois de ter consentido cinco golos ao seu adversário no primeiro período, a Equipa das Quinas dava pouco espaço para a Suíça criar oportunidades, e foi num ressalto traiçoeiro do areal, que os helvéticos chegaram ao empate - num pontapé em balão do guardião Valentin que teve a clara intenção de assistir um companheiro na frente.

Jordan e Bê Martins resolvem no prolongamento
A partida foi para prolongamento, onde Jordan, a 35 minutos do final fez 0 7-6 final. Instantes depois, Bê Martins fez o 8-6. Hodel, a quatro segundos do final, ainda reduziu, mas não impediu o triunfo luso.

Jordan eleito o MVP da competição
O jogador luso foi considerado o melhor jogador (Jogador Mais Valioso) da qualificação para a Liga Europeia que decorreu na Nazaré.

Ucrânia em segundo no Grupo A
Na outra partida do Grupo A, a Ucrânia venceu a Polónia, por 1-0, terminando a competição com seis pontos, à frente da Suíça (dois pontos) e atrás de Portugal (oito pontos). A Polónia termina esta qualificação na última posição do grupo.

Figueira da Foz acolhe Superfinal
À partida para esta fase de qualificação, a Equipa das Quinas  tinha garantida a presença na Superfinal, como país anfitrião da fase final (que se disputa na Figueira da Foz), mas tinha também em causa o prestígio como primeira classificada do ranking europeu e o segundo do ranking mundial (saiba mais aqui). Recorda-se que Portugal conquistou recentemente a medalha de ouro no Jogos Europeus.

Mário Narciso em discurso direto
“Foi, como esperávamos, mais um jogo difícil. Entrámos praticamente a perder e tivémos de recuperar de uma desvantagem de três golos. Conseguimos dar a volta, mas num lance fortuito a Suíça acabou por voltar a empatar. Aconteceu futebol de praia. As equipas por vezes estão em vantagem por dois ou três golos e tudo muda de um momento para outro. Nos últimos jogos coma Suíça temos consguido vantagens e a Suíça conseguiu recuperar e hoje foi ao contrário, graças ao empenho dos nossos jogadores. O balanço que fazemos destes três jogos em termos de entrega e disponibilidade foi extraórdinario. Quando se ganha pode parecer que tudo está bem, mas temos que fazer uma análise fria e cometemos falhas neste jogo que vamos ter de para colmatar em próximas competições. Nem tudo está mal quando se perde, nem tudo está bem quando se ganha. Ganhámos, mas há coisas a retificar para o futuro, em que queremos ser mais fortes.”

Ficha de Jogo
Euro Beach Soccer League Nazaré 2019
3.ª Jornada da Fase de Qualificação da Liga Europeia

1.º árbitro: Saverio Bottalico
2.º árbitro: Luca Romani
3.º árbitro: Jesus Montoro
Cronometrista: Emmanuel Vocale

PORTUGAL 8–7 (ap) SUÍÇA (3-5, no 1.º Período, 5-5, no 2.º Período e 6-6 no 3.º Período)

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Torres, Madjer - Cap. , Belchior e João Gonçalves ‘Von’.
Suplentes: Tiago Petrony, Rui Coimbra, Jordan, Bê Martins e Leo Martins.
Treinador: Mário Narciso.
Golos: 1-2 e 4-5, João Gonçalves ‘Von’ (1.º Período, 7’, 2.º Período, 1’), 2-4 e 5-5, Elinton Andrade (1.º Período, 10' e 2.º Período, 8’), 3-5, Bê Martins (1.º Período, 12') , 6-5 e 7-6, Jordan (3.º Período, 1' e Prolongamento, 2') e 8-6, Bê Martins (Prolongamento, 2') .

Suíça (cinco inicial): Valentin, Stankovic - Cap., Borer, Ott e Hodel.
Suplentes: Stucki, Conrad, Osttgen e Denz.
Treinador: Angelo Schirinzi.
Golos: 0-1, Holdel (1.º Período, 1’), 0-2, Hostgen (1.º Período, 4’),1-3, 1-4 e 2-5, Stankovic (1.º Período, 7’, 10' e 10'), 6-6, Valentin (3.º Período, 3') e 8-7, Hodel (Prolongamento, 2') .


;

Notícias