Casa Pia AC vence Campeonato de Portugal

Campeonato Portugal

A formação de Pina Manique bateu o UD Vilafranquense no Estádio Nacional, no derradeiro encontro da competição. Jogo foi decidido nos penalties e gansos estiveram sempre em desvantagem.

FOTOGALERIA

Só mesmo no desempate por grandes penalidades é que ficou encontrado o vencedor do Campeonato de Portugal, versão 2018/2019.

Com 4243 espectadores, o encontro começou sem grands oportunidades de golo e os golos surgiram apenas na segunda parte. Kelvin Medina inaugurou o marcador aos 57', com um desvio na pequena área, colocando os ribatejanos do Vilafranquense em vantagem. No entanto, à entrada para os últimos dez minutos do tempo regulamentar, João Coito deu a melhor sequência possível a um canto da esquerda e empatou a partida, sendo necessário haver prolongamento para desfazer o empate.

No tempo extra, o Vilafranquense não demorou muito a adiantar-se novamente no marcador. Tocantins, de fora da área, aos 92, dispara forte colocando em êxtase os adeptos que se deslocaram de Vila Franca de Xira. Contudo, no início da segunda parte, o capitão dos gansos, João Coito, bisaria, reestabelecendo a igualdade no marcador e obrigando a novo desempate, desta feita por pontapés da marca de grande penalidade.

Nos penalties, os atletas comandados por Luís Loureiro foram exímios, beneficiando dos dois penalties falhados pelos jogadores do técnico Filipe Moreira. Os gansos levaram, assim, o título para o Estádio Pina Manique. 

O troféu foi entregue ao capitão da equipa vencedora pelo vice-presidente da FPF, Humberto Coelho.

Filipe Moreira (Treinador do Vilafranquense) em discurso direto:
"Na semana passada também foi decidido nas grandes penalidades. Por vezes a moeda vira. Felicito o Casa Pia. O novo campeão da antiga segunda divisão. Felicito também os heróis do Ribatejo, que foram os jogadores da minha equipa.

O fato de gala tem a ver com alguém que estava no ativo e foi uma referência para mim. Foi o Quinito. Disse que quando fosse ao Jamor faria uma homenagem. A garrafa que dei ao treinador Luís Loureiro? Dei-lhe um licor de nata, que tem a ver com o Vilafranquense.

A justiça ou a injustiça que o jogo apresenta é sempre relativa. O que mais gostei foi a qualidade de jogo das duas equipas. As outras equipas estão de férias. A forma deste campeonato é uma mentira. É natural que em determinados momentos uma equipa é melhor do que a outra. Hoje, estivemos duas vezes em vantagem. Sofremos dois golos de bola parada. O fator decisivo foi quando estávamos a ganhar por 2-1 e não fizemos o 3-1. Foi uma bonita festa de futebol. Todos estão de parabéns.

Ainda não começámos a preparar a próxima época. A partir de amanhã [segunda-feira] vamos começar a fazê-lo. Por isso há que ganhar tempo. O Vilafranquense é um clube que entra pela primeira vez nas competições profissionais".

Luís Loureiro (Treinador do Casa Pia) em discurso direto:
"Nunca é favorável estar duas vezes em desvantagem. O que aconteceu aqui hoje é o espelho da equipa. Estar a perder por duas vezes e empatar não é algo que me surpreenda muito. Em termos de jogo jogado foi muito difícil. Conseguimos vencer. Estão todos de parabéns.

A planificação não foi favorável às duas equipas que chegaram à final. Não é o ideal, mas não vai servir de desculpas. Temos de nos adaptar. Haverá um curto período de férias para os atletas.

Este troféu significa muito. Significa aquilo que é a dificuldade de disputar um campeonato nacional. É muito difícil subir de divisão, quanto mais ser campeão. Em 72 equipas só sobem duas e só uma pode ser campeã.

A garrafa de licor foi um gesto bonito. Perguntei-lhe em tom de brincadeira ser era para me embriagar. Agradeço também à FPF por nos ter dado a oportunidade de disputar esta final no Estádio do Jamor.

Devermos começar a trabalhar em 10 de julho. Vamos agora entrar de férias".

Saiba aqui as principais informações do encontro. 

Ficha de Jogo 
Campeonato de Portugal
Final
Estádio do Jamor (Oeiras)

Equipa de arbitragem
Árbitro: Rui Silva
Árbitros assistentes: Nuno Fraguito e Bruno Pereira
4.º árbitro: José Rodrigues
VAR: Hugo Miguel e Ricardo Santos (AVAR)

UD Vilafranquense - Casa Pia AC

Vilafranquense: Nélson Pinhão, Tiago Mota, Diogo Izata, China, Luís Pinto – Cap., Marco Grilo, Ragner Paula (Lucas Morelatto, 84'), João Freitas, João Vieira (Wilson Santos, 80'), Gustavo Tocantins (Jorge Bernardo, 108') e Kelvin Medina.
Suplentes: Rodrigo Moura, Miguel Lourenço, Igor Villela, Pedro Garcia.
Treinador: Filipe Moreira
Golos: Kelvin Medina (57'); Tocantins (92')
Disciplina: Cartão amarelo a Marco Grilo (73') e Diogo Izata (77')

Casa Pia: Rafael Marques, Bruno Simão (Jean Victor, 106'), Carlitos, João Coito – Cap., Andrezinho (Mateus Fonseca, 66), José Embaló, Pedro Machado, Wilson Kenidy, David Rosa, Miguel Bandarra e Kikas (Tom, 106').
Suplentes: Sandro Gomes, Diogo Santos, Duarte Coelho e Gonçalo Cruchinho.
Treinador: Luís Loureiro
Golos: João Coito (80' e 111')
Disciplina: -.

 


;

Notícias