Quem levanta o troféu das oportunidades?

Campeonato Portugal

UD Vilafranquense e Casa Pia AC vão lutar este domingo, no Jamor, pela primeira vitória no Campeonato de Portugal.

Este domingo, 23 de junho, Vai haver um vencedor inédito do Campeonato de Portugal. Esta é a única certeza para a imprevisível final deste domingo, no Estádio Nacional (17h00), que coloca frente a frente duas "almas gémeas": UD Vilafranquense e Casa Pia AC.

Factualmente, são muitas as semelhanças entre as formações que ganharam o direito - por mérito - de discutirem o troféu do "campeonato das oportunidades", que já projetou tantos jogadores, treinadores e até dirigentes para os mais altos patamares do futebol português.

Na primeira fase da prova, ambos os finalistas terminaram as respetivas séries na segunda posição (72 pontos contra 70, com vantagem para os casapianos), desempenho que lhes garantiu a qualificação para os play-offs. Já na fase a eliminar, contabilizando todos os jogos dos quartos de final e das meias-finais em que participaram, as equipas apresentam saldo neutro de golos: 5-5 (entre marcados e sofridos) para o UD Vilafranquense e 3-3 para o Casa Pia.

Se o padrão de comparação for a média de idades, o equilíbrio mantém-se: 26,3 anos para os "Gansos" e 26,7 para as "Piranhas do Tejo". Duas jovens equipas em busca do sonho de enriquecerem o currículo com um título nacional conquistado no Jamor, palco simbólico do futebol nacional.

A estrutura tática de que partem as formações orientadas por Filipe Moreira e Luís Loureiro também é parecida e contempla habitualmente a utilização de três defesas, sendo que as dinâmicas utilizadas são obviamente diferentes e contribuem decisivamente para a distinção das respetivas identidades.

Assim sendo, a pergunta impõe-se: quem vai aproveitar melhor a derradeira oportunidade da época para mostrar o seu valor a fazer a diferença?

 

Uma prova jovem, competitiva e vincadamente portuguesa

Numa altura em que se aproxima o epílogo do Campeonato de Portugal, há números que ajudam a extrair conclusões claras em relação à época 2018/2019.

O destaque natural vai para a consolidação desta prova como um palco privilegiado para o jovem jogador português. Afinal, a média de idades foi de 24,24 anos com 72,2% dos portugueses (51% têm até 23 anos e 9% têm mais de 30 anos).

A competitividade mantém-se também como característica inquestionável deste formato competitivo desde a sua criação, na época 2013/2014. A maior diferença entre os dois primeiros classificados de todas as séries da primeira fase foi de 7 pontos (entre Praiense e Casa Pia, na série D), sendo que Espinho e Lusitânia de Lourosa, as equipas que se qualificaram na série B, registaram os mesmos 69 pontos.

Os números que se referem apenas aos play-offs também deixam pistas muito importantes sobre a importância deste campeonato para o futebol nacional: 75% dos encontros resultaram em empates ou diferenças tangenciais de 1 golo (9 jogos em 12), sendo que 75% de jogadores utilizados nesta fase são portugueses.

No que diz respeito à postura das equipas em campo, a média de 2,52 golos por jogo não deixa dúvidas sobre a mentalidade dos protagonistas e justifica a atenção crescente de adeptos e comunicação social.

Eis os vencedores do Campeonato de Portugal:
2014 – Freamunde 
2015 – Mafra
2016 – Cova da Piedade
2017 – Real
2018 – Mafra
2019 –


;

Notícias