Torneio Lopes da Silva

Bilro e Filipe Cândido partilham experiências

Torneio Lopes da Silva

Com participações no Torneio Interassociações, os dois antigos jogadores destacam o espírito positivo da competição, assim como a sua importância para as Seleções Nacionais.

A conferência de imprensa de apresentação da 25.ª edição do Torneio Lopes da Silva contou com dois convidados muito especiais e ambos com ligações a Leiria: Luís Bilro e Filipe Cândido.

Confira as melhores imagens do evento.

O antigo lateral direito, agora membro da equipa técnica da Seleção Nacional de futebol de praia, relembrou as suas participações nas edições de 1984 e 1985 do Torneio Interassociações: "A minha primeira experiência foi nos campos universitários em Coimbra ao serviço da AF Setúbal. Foi um torneio completamente novo para todos nós. Naquela idade, estavamos todos em êxtase e fascinados. No ano seguinte, em representação da AF Lisboa, a prova disputou-se no Jamor. Acho que é prestigiante participar no Torneio Lopes da Silva", começou por dizer.

Bilro, que fez grande parte da carreira futebolística ao serviço da UD Leiria, deixou ainda uma mensagem aos participantes desta edição 2019: "Desfrutem da oportunidade. Existe muita alegria no jogo. Há a preocupação de não olhar para a prova apenas no ponto de vista competitivo. É importante que haja o fator fair-play e que o crescimento destes jovens jogadores seja feito de forma saudável e sustentada", disse.

Por seu turno, Filipe Cândido - que participou no Lopes da Silva em 94' - realçou a sã convivência entre todos os jovens: "A única coisa que queríamos era jogar e participar. Só percebi a importância da prova quando fui chamado à Seleção Nacional sub-15. Recordo-me de alguns jogadores que acrescentaram depois muita qualidade ao futebol português, como por exemplo Simão Sabrosa, Hugo Leal ou Miguel. Há uma sã convivência entre todos. Brincávamos uns com os outros e depois íamos competir. Havia um bom espírito.

O antigo avançado, que é o atual treinador da UD Leiria, deixou ainda conselhos aos mais novos: "Aproveitem ao máximo e talvez, daqui a 25 anos, tenham as mesmas memórias que eu aqui partilhei. Independentemente da carreira de jogador, acho que é importante que consigam conciliar o desporto com a vertente académica", referiu.


Filipe Cândido (o segundo de cima a contar da esquerda) acompanhado, entre outros, por Simão (fila de baixo, terceiro a contar da esquerda, e Miguel, fila de baixo, quarto a contar da esquerda)

Confira aqui o calendário completo da 25.ª edição do Torneio Lopes da Silva.


;
;
7 de Junho 2019
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias