Sorrisos na estreia

Seleção Sub-20

Portugal vence a Coreia do Sul por 1-0 no arranque do Mundial sub-20.

Arranque auspicioso da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de sub-20 Polónia 2019. Na estreia pelo Grupo F, a equipa comandada por Hélio Sousa venceu com um golo de Trincão e convenceu frente à Coreia do Sul, um adversário que procurou assumir o jogo, embora com algumas debilidades no setor defensivo.

A Equipa das Quinas mostrou mais personalidade coletiva, mais qualidade com bola e sem ela, e velocidade de processos. Por isso se colocou cedo em vantagem, numa iniciativa de Trincão. O avançado do SL Braga deu o melhor seguimento a uma assistência do companheiro Jota.

De pouco valeria a fragilidade defensiva dos coreanos se a geração de 1999 não tivesse encarado o jogo de forma séria e ambiciosa. Foi o que aconteceu, do primeiro ao último instante da partida.

E essa postura permitiu à formação portuguesa controlar o jogo. O triunfo final da formação portuguesa apenas peca por escassez, em face do volume de jogadas perigosas construídas, sobretudo na etapa inicial.

No outro jogo do Grupo F, a recordista de troféus Argentina (seis), e próxima adversária de Portugal, venceu por 5-2 a África do Sul.

A Seleção Nacional, recorde-se, vai jogar com a Argentina terça-feira e defrontará a África do Sul a 31 de maio, também na cidade de Bielsko-Biala.

Hélio Sousa em discurso direto:

“Entrámos muito bem, fizemos uma primeira parte muito consistente, com umas quantas oportunidades para fazermos o 2-0, que, depois, nos permitiria gerir de outra maneira. Mesmo assim, sabíamos da qualidade desta equipa sul-coreana e das dificuldades que nos poderiam criar.

Na segunda parte, não fomos tão fortes na gestão da bola e, por isso, levámos com algumas transições do adversário e com jogo direto, algo a que os nossos jogadores não estão habituados. No entanto, não houve nenhuma situação clara de golo da Coreia e, as que houve, nós resolvemo-las bem.

Foi uma grande mudança para estes jogadores, em termos de temperatura e humidade [na Polónia]. Isso afeta os jogadores. Tanto os nossos, como os adversários.

Vai ser muito difícil. Não é por termos conquistado o que conquistámos [Europeus de sub-17 e sub-19] que vamos conseguir alguma coisa. Se não estivermos em campo como estivemos hoje, dificilmente conseguiremos conquistar vitórias. Os jogadores foram extraordinários na entrega e na capacidade de defender.

Sabemos das expectativas que as pessoas têm, pelo que conquistámos. Quando deixarmos de ter esta ansiedade normal de estarmos numa competição grandiosa como esta, mais vale não estarmos cá.

A quantidade de situações que criámos deixa-nos plenamente satisfeitos. Na segunda parte, criámos mais algumas situações, embora sem tanta possibilidade de fazermos golo.”

Ficha de Jogo:
1.ª jornada Grupo F - Campeonato do Mundo Sub-20
Estádio Municipal de Bielsko-Biala, Polónia

PORTUGAL 1-0 COREIA DO SUL (1-0 ao intervalo)

Árbitro:
Zitouni Abdelkader (Taiti)
Árbitros assistentes: Folio Moeaki (Tonga) e Berard Mutukera (Ilhas Salomão)
Quarto árbitro: Pacifique Nbadihavenimana (Burundi)

Portugal: João Virgínia, Diogo Dalot, Diogo Queirós (C), Diogo Leite, Rúben Vinagre, Florentino, Gedson Fernandes, Miguel Luís (Nuno Henrique, 83'), Trincão (Nuno Santos, 89'), Jota (Pedro Neto, 73'), Rafael Leão. 
Suplentes não utilizados:  Luís Maximiano, Mesaque Dju, Thierry Correia, Moura, Romain Correia, Pedro Martelo.
Treinador: Hélio Sousa
Golos: 1-0 Trincão (7')
Disciplina: nada a assinalar.

Coreia do Sul: Gwangyeon Lee, Taehyeon Hwang (Sangjun Lee, 88'), Jisol Lee, Hynwoo Kim, Jaeik Lee, Jun Choi, Jungmin Kim, Kangin Lee, Jaehyeon Go (Sehun Oh, 58'), Youngwook Cho e Sejin Jeon (Wonsang Um, 58') 
Suplentes: Jimin Park, Minshoo Choi, Kyuhyuk Lee, Jusung Kim, Taejun Park, Hojin Jeong, Seyun Kim.
Treinador: Chung Jungyong
Golos: nada a assinalar
Disciplina: nada a assinalar


;
;
25 de Maio 2019
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias