Curso de Team Managers terminou

Portugal Football School

Portugal Football School (PFS) terminou este domingo, em Oeiras, a primeira edição do Curso de Formação de Gestores de Equipa- Team Manager

A Portugal Football School (PFS) que faz parte da Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol, terminou este domingo, em Oeiras, a primeira edição do Curso de Formação de Gestores de Equipas - Team Manager.

Esta primeira edição teve a presença de 80 formandos na Cidade do Futebol e comprendeu uma formação dividida em cinco módulos temáticos: Planeamento, Organização, Gestão de recursos e relações interpessoais, Enquadramento regulamentar, Registos e transferências e Comunicação.

O corpo docente foi composto por Alexandre Silva (Secretário e Team Manager de diversas Seleções Nacionais e Futebol de Formação), Carlos Lucas (Diretor de Competições da FPF), Catarina Monteiro (Adjunta do Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020), Daniel Ribeiro (Diretor da Divisão de Seleções da FPF), Germano Almeida (Analista de Dados no Gabinete do CEO da FPF), Hugo Henriques (Secretário e Team Manager do Real SC durante o percurso do clube na Ledman LigaPRO), Gonçalo Ribeiro (Secretário e Team Manager de diversas Seleções Nacionais, com maior foco nas de futsal), João Leal (Diretor da Divisão de Registos e Transferências da FPF), Marco Alves (Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020) e Sofia Teles (Diretora do Futebol Feminino do Sporting de Braga).

Outros dos destaques foi a participação de Shéu Han, que ocupou durante quase 30 anos as funções de team manager do SL Benfica ou Matilde Fidalgo,  internacional AA. . 

Em declarações ao fpf.pt, Patrícia Gouveia, Team Manager da equipa feminina do Sporting CP e formanda do curso, fez o balanço da experiência: "É um curso com conteúdos extremamente interessantes. Fiquei especialmente surpreendida, talvez por ser oriunda do futebol, com a complexidade do contexto olímpico. Gostava de dar os parabéns à FPF por ter convidado preletores dessa área porque é diferente quer da dos clubes quer das próprias seleções nas quais tive experiência como jogadora. Também gostava de realçar que além de ser uma experiência de aprendizagem espetacular para os que ainda não ocupam funções destas, também é muito interessante e positiva para os que já estão há mais tempo nesta área", concluiu. 

André Santos, formando que veio diretamente da Suíça, deixou ainda um testemunho sobre o que achou do curso: “Foi muito enriquecedor. Deu-me a oportunidade de ver o que é que um team manager faz em prol do sucesso de um clube/seleção. É uma área que eu já sabia que existia, mas que não sabia detalhadamente o que é que se fazia. Foi um prazer enorme ter a possibilidade de ter vindo aqui e de poder ver as instalações da Cidade do Futebol, que são enormes. Depois do primeiro dia, fiquei sem palavras porque não esperava, em primeiro lugar, a qualidade do curso e, em segundo lugar, a excelência da organização. Tudo o que estava pronto, a simpatia das pessoas, em especial do Sr. André Seabra... tenho que lhe agradecer, bem como a toda a estrutura e a toda a direção da Federação Portuguesa de Futebol, terem-me dado esta oportunidade. Espero que seja a primeira de muitas vezes que venho cá.”

O mesmo curso, direcionado a todos os agentes desportivos de clubes participantes em provas nacionais ou distritais de futebol, futsal e futebol de praia ou aqueles que aspiram a ocupar funções de gestores de equipa em organizações desportivas, terá, dias 8 e 9 de junho, uma edição a norte, a realizar na sede da Associação de Futebol do Porto, e nos dias 6 e 7 de julho na Cidade do Futebol.


;

Notícias