Vítor Serpa lançou livro sobre estrelas do futebol português

FPF

Jornalista Vítor Serpa lançou esta quinta-feira a obra "Há Vida Nas Estrelas”. O sétimo volume da Coleção Livros FPF foi apresentado por Jorge Jesus e Bagão Félix..

 “Há Vida Nas Estrelas”, da autoria do jornalista Vítor Serpa, foi lançado hoje, na FNAC do C.C. Colombo, e contou com as palavras de Bagão Félix e Jorge Jesus para a sua apresentação. 

Numa sessão muito concorrida, o autor agradeceu à FPF, editora do livro, a confiança demonstrada no seu trabalho e a liberdade total, sem qualquer condicionante ou restrição, em relação ao conteúdo da obra.  

Jorge Jesus, que é uma das personalidades com entrada no livro, fez, por sua vez, questão de recordar o tempo de convívio aberto e franco com o jornalista e o seu falecido pai, Homero Serpa, quando exerceu as funções de treinador do CF Os Belenenses. 

Fernando Gomes, Presidente da FPF, ausente do país em trabalho, enviou uma mensagem vídeo de apoio ao autor do livro que nos conta histórias reais e inéditas sobre muitas das figuras com quem o diretor do jornal A Bola conviveu em mais de 50 anos de carreira.

Hermínio Loureiro e João Vieira Pinto, em representação da FPF, José Manuel Constantino, Luís Filipe Vieira, Manuel Alegre, Manuel Sérgio, Vítor Pataco, Valentim Loureiro, Toni, Duarte Gomes, Fernando Seara ou Nuno Delgado foram algumas das personalidades que marcaram presença no evento de lançamento. 

Ao longo da obra, Vítor Serpa, que já tem vários livros publicados, conta as impressões que reteve de, entre muitos outros, jogadores ou treinadores como Luís Figo, Mourinho, Eusébio, Messi ou Cristiano Ronaldo.

Nas próprias palavra dos escritor, o livro diferencia-se das obras mais ciêntificas que versam essencialmente sobre táticas e sistemas de jogo, treinos e nutrição dos futebolistas, tratando das histórias humanas por trás do jogo. Ao ler o livro, revisitamos os balneários dos estádios, os bastidores das conferências de imprensa ou os lobbies dos hotéis e conhecemos aquilo que verdadeiramente faz do futebol o maior desporto do mundo: os futebolistas.

Esta é a sétima obra com a chancela FPF que tem como parte integrante da sua missão promover oportunidades de aprendizagem, produzir e divulgar conhecimento, bem como pensar a educação e a cultura, no âmbito daquele que é o seu principal objeto estatutário - a promoção, regulação e direção do ensino e da prática do futebol, em todas as suas variantes e competições. 

A importância de que o desporto-rei se reveste perante a opinião pública configuram-no enquanto fator de influência para a promoção e desenvolvimento de ações que potenciem o acesso plural ao conhecimento e ao enriquecimento cultural - indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento económico e social do país -,  pelo que a Federação Portuguesa de Futebol criou, em 2017, a coleção multidisciplinar "Livros FPF", em que todas as obras integrantes têm como denominador comum a modalidade mais popular do Mundo, o Futebol. 


;
;
16 de Maio 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias