Fim de sonho (mas apenas no imediato)

Futebol Fem. - Sub-17

Portugal não vai estar na final do Europeu feminino sub-17, mas o resultado com a Alemanha (0-2) não belisca a crença num futuro risonho.

CONSULTE O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional feminina sub-17 terminou a participação no Europeu da categoria como uma das quatro melhores equipas do Velho Continente no seu escalão.

O resultado do jogo desta terça-feira, com a Alemanha (0-2), em Dobrich, não foi o desejado, mas as internacionais portuguesas mostraram nesta partida das meias-finais que têm todas as condições para pensar grande no futuro e continuar a dignificar o futebol português.

A Equipa das Quinas defrontou um oponente forte - a Alemanha ocupa o segundo lugar do ranking FIFA feminino - e tentou contrariá-lo durante todo o encontro, provando que a intenção de discutir qualquer jogo é uma realidade que faz questão de colocar em prática.

Empurrada pelas famílias das internacionais portuguesas presentes no Druzhba Stadium tanto na primeira como na segunda parte, a formação orientada por José Paisana soube sofrer e, ao mesmo tempo, ser incisiva no momento de atacar a baliza adversária. A ousadia e o inconformismo que revelou durante todo o torneio ficaram bem patentes neste jogo e ficam como imagens de marca de uma geração.

Os golos de Weidauer (25') e Wamser (50') impediram Portugal de estar na desejada final, mas nunca poderão apagar o lastro de esperança no futuro do futebol feminino português. Afinal, 50% das jogadoras desta equipa ainda pertencem ao escalão sub-16.

José Paisana em discurso direto:

"A palavra-chave aqui é orgulho porque as jogadoras foram maravilhosas, fantásticas. Os adjetivos são poucos para caracterizá-las. São o futuro do futebol feminino português. Foram guerreiras e tiveram capacidade para jogar bem contra uma Alemanha poderosíssima. Estamos tristes porque perdemos, mas é grande a felicidade de poder dizer que terminámos o jogo a pressionar o adversário, com uma linha de 3 atrás e 4 avançadas. Os últimos 25 minutos foram de domínio da seleção portuguesa e isto diz tudo. Claro que tenho de dar os parabens às minhas jogadoras porque dignificaram o futebol feminino e jogaram aqui a um patamar elevadíssimo."

"O balanço [da participação no Europeu] é positivo, mas fora do comum. Metade das jogadoras tem idade sub-16 e vai continuar na próxima época nesta seleção sub-17, o que ainda valoriza mais o crescimento da equipa com estas competentes jogadoras. Evoluíram até uma dimensão de meia-final, são realmente futebolistas de elite e estão num espaço de elite."

"Voltamos a casa tristes, mas com o sentimento de missão cumprida. Estamos muito orgulhosos do trabalho que as jogadoras, a equipa técnica e todo o staff realizou. Todos estiveram sempre disponíveis e perceberam qual era a sua missão para ajudar."

Sofia Silva em discurso direto:

"Foi bom ser capitã de um grupo como este. Foi uma caminhada difícil, mas estamos orgulhosas por termos chegado até aqui e esperamos voltar. Temos o sentimento de ter dado o máximo e isso é o mais importante. Na parte final não tínhamos nada a perder e arriscámos tudo, estávamos a um passo de poder ir mais longe. Tínhamos de acreditar e fizemos o que nos foi possível para tentar inverter o resultado. Se somos o futuro do futebol feminino? Nós gostávamos, mas primeiro temos de pensar em descansar e preparar a próxima época, que já está aí a bater à porta."

Luana Marques em discurso direto:

"Desde o primeiro jogo que temos tudo para estar aqui e este resultado foi uma pena. Esperamos poder regressar no futuro a este patamar. Queremos dar o exemplo às gerações vindouras para que possam continuar esta nossa história. Agora é preciso continuar a trabalhar para chegarmos ainda mais longe."

Ficha de jogo
Campeonato da Europa feminino sub-17 da Bulgária
Meias-finais
Druzhba Stadium, Dobrich

Árbitra: Vera Opeykina (Rússia)
Árbitras assistentes: Francesca Di Monte (Itália) e Alena Karas (Bulgária)
Quarta árbitra: Iuliana Demetrescu (Roménia)

Alemanha 2-0 Portugal (0-1 ao intervalo)

Alemanha: Pauline Carlotta Nelles (Laura-Johanna Dick, 81'); Jule Brand, Madeleine Steck, Lisanne Gräwe (Gentiana Fetaj, 86'), Nicole Woldmann (Livinia Seifert, 86'), Marleen Rohde (Victoria Ezebinyuo, 81'), Sophie Weidauer, Gia Corley (cap.) (Natasha Kowalski, 65'), Carlotta Wamser, Donata Von Achten e Mieke Schiemann
Suplentes não utilizadas: Julia Pollak, Emilie Bernhardt e Milena Fischer
Treinadora: Ulrike Ballweg
Golos: Sophie Weidauer (25') e Carlotta Wamser (50')
Disciplina: cartão amarelo a Nicole Woldmann (58')

Portugal: Adriana Rocha; Ana Assucena, Sofia Silva (cap.), Maria Miller (Maria Alagoa, 46'), Alícia Correia, Ana Albuquerque, Andreia Jacinto, Bárbara Lopes (Luana Marques, 63'), Maria Negrão (Marta Ferreira, 82'), Francisca Nazareth e Lara Pintassilgo (Joana Caiado, 63')
Suplentes não utilizadas: Ana Rita Oliveira, Mariana Malva, Inês Oliveira, Inês Matos e Carolina Santana
Treinador: José Paisana
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Luana Marques (80')


;

Notícias