Seleção Sub-17 Feminina

José Paisana: "Queremos superar-nos"

Futebol Fem. - Sub-17

Treinador Nacional com discurso ambicioso antes da meia final do Europeu sub-17, frente à Alemanha.

CONSULTE O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional feminina sub-17 treinou esta segunda-feira, em Albena, pela última vez antes do jogo da meia-final do Campeonato da Europa Bulgária-2019, frente à Alemanha.

Na antevisão à partida, o Treinador Nacional José Paisana reconheceu a qualidade da formação germânica, mas salientou que a ambição da Equipa das Quinas se mantém: "Temos esperança, acreditamos, mas sabemos que vai ser um jogo tremendamente difícil, onde queremos ser organizados, inteligentes e ter uma forte ambição. Queremos superar-nos para conseguir fazer mais."

O técnico português valorizou o trabalho realizado por esta geração: "Há que reconhecer o mérito e a competência das jogadoras por este percurso, por tudo o que conseguimos fazer, o que soubemos sofrer, aprender, evoluir. Elas estão entusiasmadas por poderem jogar uma meia-final, é algo fantástico para todos nós e representa também o crescimento do futebol feminino no nosso país. O mais importante é reconhecer o início do percurso, nas sub-15, nas sub-16...este trabalho vem de trás. É uma valorização de todas estas jogadoras e isso é que é importante valorizar. O nosso foco principal é disputar esta meia-final e olhar para a frente. O objetivo é que estas jogadoras cheguem um dia à seleção A."

Convidado a detalhar um pouco as características da formação alemã, José Paisana fez uma comparação elucidativa: "É um jogo muito poderoso, muito físico. Talvez ainda superior ao que encontrámos no jogo com a Dinamarca. É um jogo de duelos, com o sentido da baliza adversária sempre presente. [A Alemanha] Joga declaradamente com duas avançadas, num sistema muito audaz, com as laterais projetadas. É um ataque à baliza contrária muito constante. A par da Espanha, é uma das tradicionais finalistas desta competição. Já jogámos com a campeã do mundo e agora vamos jogar com a vice-campeã da Europa. As nossas jogadoras sabem onde estão, o que querem fazer e tenho a certeza que vão dar o seu máximo."

o Treinador Nacional não escondeu a satisfação por poder repetir a façanha de representar Portugal numa meia-final feminina - também era o treinador das sub-19 na Turquia, em 2012 - mas destacou o papel dos vários agentes envolvidos neste trabalho: "É fantástico poder recordar tudo isso, mas não quero deixar de referir que isto é um trabalho de muitos colegas, de toda a estrutura da FPF. Eu só estou a liderar o processo. Toda a nossa equipa técnica, todo o staff que está connosco...é um envolvimento de tantas pessoas que a felicidade é grande para todos", concluiu.

O Alemanha-Portugal está agendado para as 12h00 (em Portugal Continental) desta terça-feira, em Dobrich, e terá transmissão em direto na RTP2.

Eis as convocatória completa:

Arsenal Women FC: Ana Albuquerque
GD Estoril Praia: Inês Matos
Lusitano FC Vildemoinhos: Joana Caiado e Maria Alagoa
Ribeirão 1968: Adriana Rocha
SC Braga: Inês Oliveira, Mariana Malva e Sofia Silva
SC Castêlo da Maia: Maria Miller
SC Porto: Maria Negrão
SL Benfica: Ana Assucena, Carolina Santana, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo e Ana Oliveira
Sporting CP: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Bárbara Marques e Marta Ferreira
UR Cadima: Luana Marques

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações atualizado das jogadoras convocadas.


;

Notícias