Triunfo sólido frente à Rússia

Seleção Sub-17

Vitória por 2-1 em jogo relativo à 2.ª jornada do Grupo C do Campeonato da Europa sub-17 República da Irlanda 2019.

A Seleção Nacional sub-17 venceu, esta terça-feira, a Rússia (2-1), em jogo disputado no UCD Dublin a contar para a 2.ª ronda do Grupo C do Euro sub-17. A Equipa das Quinas segue na luta pelos quartos de final, enquanto a Rússia fica sem hipóteses de seguir em frente.

A formação portuguesa entrou de forma muito determinada em campo, com vários lances de perigo nos primeiros minutos. Aos 15', Filipe Cruz chega a marcar, mas o lance é invalidado por fora-de-jogo. No minuto seguinte, uma iniciativa de Gerson Sousa pela esquerda desequilibra os russos e Gonçalo Batalha, de primeira e no coração da área, faz o 1-0. O encontro era totalmente dominado pelos lusos, controlando todas as incidências da partida. Até ao intervalo, a turma de Emílio Peixe ainda dispôs de duas situações perigosas. Brito, aos 21', não conseguiu enganar o guardião russo na sequência de um canto e Tiago Tomás, ao minuto 30', viu o seu remate desviado após excelente combinação com Batalha.

A segunda metade do encontro começou praticamente com o segundo golo português. Gerson Sousa. aos 50', disparou pela esquerda, deixou um adversário para trás e faturou de pé direito. A formação russa reagiu e fez algumas alterações, conseguindo fazer recuar as linhas portuguesas. Aos 68', Filipe Cruz fez penálti e Schetinin converteu. 

De seguida, mais concretamente aos 71', Gerson Sousa desperdiça o 3-1. Os minutos finais foram dominados pelo "tudo por tudo" da Rússia, mas os três pontos foram mesmo para a Equipa das Quinas.

No outro jogo do agrupamento, a Hungria bateu a Islândia, por 2-1, e carimbou a presença na fase seguinte. Na 3.ª jornada, marcada para sexta-feira, Portugal e Islândia defrontam-se, no Calling Stadium Longford, às 17h00, para "lutar" pela outra vaga nos quartos de final.

Emílio Peixe, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Em termos globais fizemos um jogo muito consistente. É verdade que sofremos um pouco na segunda-parte, mas procurámos permanentemente provocar o erro do adversário e fomos sempre em busca de mais golos. O nosso objetivo era ganhar e, se possível, com alguns golos de diferença. Os jogadores deram uma boa resposta"

- "Todos os jogadores são importantes, todos têm qualidade. Vão jogar aqueles que estarão em melhores condições e os outros estão preparados para dar o seu contributo e acrescentar qualidade. Foi o que aconteceu hoje".

- "A Islândia é uma equipa fortíssima. Conseguiu fazer três golos à Rússia. Têm jogadores muito fortes nos duelos. Apostam muito nas transições, nos ataques rápidos e nas bolas paradas. Vamos continuar a a querer impor os nossos ritmos, a nossa qualidade, para continuarmos a ser felizes. Nada está garantido. Queremos vencer o próximo para assegurar os quartos de final".

Gonçalo Batalha em discurso direto:
- "Reagimos bem à derrota no primeiro jogo, mas temos consciência de que não conseguimos nada. O nosso objetivo ainda está por atingir e já estamos focados no próximo jogo. Sabíamos que, se déssemos tudo, íamos sair daqui com a vitória. As grandes equipas também têm de saber sofrer. Estamos contentes pelos três pontos".

"Vamos trabalhar forte neste próximos dois dias. Acreditamos em nós. Sabemos que se dermos o nosso melhor vamos passar aos quartos-de-final. Uma vitória aumenta sempre a confiança, mas temos de ter os pés bem assentes no chão porque ainda não atingimos o nosso objetivo".

Veja aqui o Media Guide da competição

Confira o calendário completo e todos os detalhes sobre o Euro.

Consulte o mapa de internacionalizações

Veja aqui as melhores imagens

Ficha de jogo
Campeonato da Europa sub-17 Rep. Irlanda-2019
Grupo C - 2.ª jornada
UCD Bowl Stadium- Dublin

Árbitro: Krzysztof Jakubik (Polónia)
Árbitros assistentes: Raimonds Tatriks (Letónia) e Joaquim Da Silva (Luxemburgo)
Quarto árbitro: Paul Mclaughlin (Irlanda)

Portugal 2-1 Rússia (1-0 ao intervalo)

Portugal: Samuel Soares, Filipe Cruz, Eduardo Quaresma (cap.), Tomás Araújo, Rafael Brito, João Daniel, Tiago Ribeiro (Paulo Bernardo, 76'), Gonçalo Batalha (Daniel Rodrigues, 63'), Bruno Tavares, Gerson Sousa (Pedro Brazão, 76') e Tiago Tomás (Fábio Silva, 63')
Suplentes não utilizados: Diogo Almeida, Rodrigo Rêgo, Tomás Esteves, Famana Quizera, Henrique Pereira.
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Gonçalo Batalha (16') e Gerson Sousa (50')
Disciplina: Cartão amarelo a Filipe Cruz (68') e aJoão Daniel (89')
 
Rússia: Alekseev (cap.), Daniil Denisov (Avanesyan, 63'), Ushakhin, Nikita Kotin, Konyukhov, Mukhin (Savinov, 46'), Vorobyev, Ivan Shmakov (Shamkin, 46'), Schetinin, Melnikov (Gubzhokov, 33') e Golyatov (Shapovalov, 53')
Suplentes não utilizados: Kuptsov, Logachev, Kratkov, Mutaliev.
Treinador: Dmitri Khomukha
Golos: Schetinin g.p (68')
Disciplina: nada a assinalar


;

Notícias