Seleção Sub-17 Feminina

Sofia Silva: "Já estamos focadas no próximo jogo"

Futebol Fem. - Sub-17

A capitã das sub-17 rejeita euforias após o triunfo frente à Bulgária.

CONSULTE O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

FOTOGALERIA

O regresso ao trabalho da Seleção Nacional feminina sub-17 após a vitória no jogo de abertura do Campeonato da Europa foi em Obrochishte, uma localidade a sensivelmente 3 kms do hotel onde a comitiva nacional está instalada (Albena).

Naturalmente animadas pelo triunfo diante da Bulgária, as internacionais portuguesas demonstraram o compromisso de sempre durante o apronto matinal onde foi dado o "pontapé de saída" na preparação do jogo da segunda jornada do Europeu, já esta quarta-feira, com a Dinamarca (12h00).

A capitã da Equipa das Quinas, Sofia Silva, foi a porta-voz do grupo de trabalho orientado pelo Treinador Nacional José Paisana e garantiu que o foco das jogadoras já está no próximo jogo: "Claro que celebrámos a vitória, mas sabemos que ainda falta muito para darmos o próximo passo. Estamos contentes com este triunfo, mas focadas na próxima jornada", salientou.

A líder em campo da formação nacional salienta a importância da mensagem de equilíbrio passada pela equipa técnica nacional: "Eles dizem que não somos nem as melhores do mundo quando ganhamos, nem as piores quando perdemos. Temos feito um bom percurso, mas há muito pela frente. Resumidamente, tentam transmitir-nos que podemos sempre melhorar."

A envergar a braçadeira de capitã desde a época passada, ainda nas sub-16, Sofia Silva não esconde que as 32 internacionalizações que já soma de Quinas ao peito são uma base importante para desempenhar bem assumir as suas responsabilidades: "Tudo se torna mais fácil quando acumulamos experiência. No entanto, cada jogo é diferente. Em futebol nunca sabemos o que vai acontecer e temos de estar preparadas para o que vier a acontecer. Há que melhorar sempre os pormenores para não sermos surpreendidas, mas não podemos controlar tudo", referiu.

Imprevisível era também a coincidência de passar o dia em que se sagrou campeã nacional pelo SC Braga em pleno Europeu: "Foi bom! Acabei por ganhar duas vezes no mesmo dia. Aconteceu tudo ao mesmo tempo, foi uma coincidência feliz."

A afirmação no mundo do futebol tem sido gradual e Sofia Silva parece saber bem que há aspetos importantes no caminho do sucesso: "Temos de dar sempre valor às raízes. Olhar para trás e saber as nossas origens é sempre muito importante. Se estou aqui é graças ao apoio das pessoas que me rodeiam. Acredito também na humildade, até porque ninguém ganha nada sozinho."

Falar em origens sem explicar quando começou a paixão pelo futebol não faria sentido: "No início jogava na escola por brincadeira, só mais tarde comecei a ir aos treinos do meu irmão, no Vilaverdense. Acabei por integrar a equipa e admito que, na brincadeira, dizíamos que o melhor era fingirmos que não conhecíamos [risos]. A verdade é que eu só queria jogar. Posteriormente, o futebol tornou-se num assunto mais sério para mim e aqui estou eu", concluiu.

O último treino da Equipa das Quinas antes do jogo com a Dinamarca vai realizar-se esta terça-feira, pelas 10h30, em Albena.

CALENDÁRIO COMPLETO DO EUROPEU

HISTÓRICO COM A DINAMARCA

HISTÓRICO COM A ESPANHA

Eis as convocatória completa:

Arsenal Women FC: Ana Albuquerque
GD Estoril Praia: Inês Matos
Lusitano FC Vildemoinhos: Joana Caiado e Maria Alagoa
Ribeirão 1968: Adriana Rocha
SC Braga: Inês Oliveira, Mariana Malva e Sofia Silva
SC Castêlo da Maia: Maria Miller
SC Porto: Maria Negrão
SL Benfica: Ana Assucena, Carolina Santana, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo e Ana Oliveira
Sporting CP: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Bárbara Marques e Marta Ferreira
UR Cadima: Luana Marques

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações das jogadoras convocadas.

Programa da Equipa das Quinas:

07.05.2019| terça-feira 
10h30 Treino (Albena)

08.05.2019| quarta-feira
14h00 Jogo Dinamarca-Portugal (Albena 1 Stadium, Albena)

09.05.2019| quinta-feira
10h30 Treino (Albena)

10.05.2019| sexta-feira 
10h30 Treino (Albena)

11.05.2019
14h00 Jogo Portugal-Espanha (Albena 1 Stadium, Albena) 

Nota: os horários apresentados são locais. Na Bulgária são mais duas horas que em Portugal Continental.


;

Notícias