Conhecidos finalistas do Global Teatcher Prize

Responsabilidade Social

Foram nomeados os finalistas do Global Teacher Prize-Portugal 2019, uma iniciativa que visa homenagear o melhor professor nacional

A Global Teacher Prize - Portugal revelou, esta terça-feira, o nome dos dez finalistas do concurso que visa escolher o melhor professor nacional no ano 2019

A iniciativa, que também tem uma edição global internacional, atribui, em Portugal, um prémio de 30 mil euros ao professor que mais se destacar na resolução criativa e eficaz de um qualquer tema relacionado com o contexto escolar. 

Ana Gonçaves, em Cascais, Angelizabel de Freitas, na Ribeira Brava, David Ferreira, em Barcelos, Fernanda Alves, no Porto, Ilda Lima, em Vila do Conde, José Galvão, na Moita, Luisa Fernandes, em Cascais, Maria Inês Rodrigues, em Gondomar, Rui Correia nas Caldas da Raínha e Vítor Gonçalves, em São Brás de Alportel, são os escolhidos para passar à derradeira fase do Global Teatcher Prize.

Conheça aqui o pefil dos finalistas da edição 2019 do Global Teatcher Prize Portugal 

O júri nacional deste ano tem como presidente honorário o professor Álvaro Laborinho Lúcio e é presidido por Afonso Mendonça Reis (que integra o júri do prémio internacional). Apostando na diversidade, o júri abrange um leque representativo da comunidade escolar: Pedro Carneiro, em representação da comunidade científica; Sara Rodi, em representação dos pais; João Brites, em representação dos alunos e Eduardo de Sá, Professor Universitário e psicólogo.

É a este painel de especialistas em diversas áreas que, depois desta primeira deliberação, cabe agora escolher o grande vencedor ou vencedora, que recebe o prémio de 30 mil euros e que entra automaticamente no processo de eleição da próxima edição mundial do GTP.

O anúncio do vencedor e a entrega do prémio terão lugar no dia 6 de Maio, no Pavilhão do Conhecimento, numa cerimónia apresentada por Ricardo Araújo Pereira e em que será entregue também uma menção honrosa atribuída pela Fundação Galp.

Quanto à origem e abrangência das candidaturas, é de salientar que voltam a estar representados professoras e professores de todos os níveis de ensino, sendo que, este ano, chegam mesmo de todo o território nacional, ou seja, dos 18 distritos do continente e das duas regiões autónomas.

Global Teatcher Prize Portugal

Esta iniciativa reúne várias entidades com destaque para a Fundação Galp, parceiro principal. A FPF, como parceiro institucional, é uma das entidades responsáveis pela divulgação e promoção da iniciativa de cariz social.

As candidaturas à edição nacional do Global Teacher Prize são feitas através de um formulário em que o professor explica porque motivo entende merecer o prémio. Os alunos e colegas de professores podem também propor docentes que admirem. As candidaturas estiveram abertas entre 17 de janeiro e 3 de março no site do Global Teacher Prize Award Portugal.

A iniciativa abrange professores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao 12º ano, de todas as áreas, no ensino público, privado, cooperativo e especial.

Portugal é um dos 17 países a ter uma edição nacional. 

O vencedor da edição internacional 2019 do Global Teatcher Prize foi o professor queniano Peter Tabichi. 


;
;
23 de Abril 2019
Foto

Global Teatcher Prize

Notícias