Curso de trauma e emergência na Cidade do Futebol

Saúde

Portugal Football School e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto organizam curso UEFA de trauma e emergência no futebol

Iniciou-se, esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, o Curso UEFA de Trauma e Emergência no Futebol, integrado no âmbito do Curso de Medicina do Futebol organizado pela Portugal Football School e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Entre os preletores do curso encontram-se vários elementos da Unidade de Saúde e Performance da FPF e João Pedro Mendonça, Presidente da Associação Nacional de Médicos do Futebol. 

Assim, durante a manhã foram ainda lecionados os módulos "Introdução: experiência de médico de campo", por Paulo Beckert; "Avaliação Inicial", "Paragem Cardíaca", "Choque", por Paulo Beckert, Daniel Cunha e António Tavares; e "Emergência Médica - anafilaxia, asma, convulsões, diabetes", por Tomás Lamas. 

A sessão da tarde incluiu uma aula sobre o tema "Trauma e Emergência" com módulos sobre "Coluna-Clínica médica", "Colares Cervicais", "Log Roll", e "Extração" sob a responsabilidade Carlos Martinho, Daniel Cunha e António Tavares.

Ainda durante este primeiro dia de curso foram realizadas aulas práticas sobre os temas debatidos (ver foto).

Sábado estão ainda previstos mais cursos sobre "Preparação de Treinos e Jogos", por Paulo Beckert e Pedro Rebelo; e mais duas aulas sobre "Trauma e Emergência", da responsabilidade João Morais e Carlos Martinho. O curso será encerrado com a apresentação de cenários médicos e as conclusões de Paulo Beckert, coordenador clínico da Unidade de Saúde e Performance da FPF.

Esta iniciativa enquadra-se no UEFA Footbal Doctor Education Programme


;
;
5 de Abril 2019
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias