Seleção A Feminina

Adversários da qualificação para o Euro-2021

Futebol Fem. - Seleção A

Escócia, Finlândia, Albânia e Chipre no caminho de Portugal.

Portugal conheceu esta quinta-feira, em Nyon, os adversários com os quais discutirá um lugar na fase final do próximo Campeonato da Europa de futebol feminino, que se realizará em Inglaterra, em julho de 2021.

As seleções de Escócia (20.ª no ranking mundial), Finlândia (28.ª), Albânia (78.ª) e Chipre (153.ª) serão os adversários da Equipa das Quinas (32.ª), integrados no Grupo E.

A Escócia foi adversária de Portugal no Europeu realizado na Holanda, em 2017, para o qual Portugal conseguiu qualificar-se pela primeira vez. Em julho de 2017, na fase de grupos, a arada lusa conseguiu vencer as escocesas por 2-1, com golos das internacionais Carolina Mendes e Ana Leite, no único triunfo luso na competição, em três partidas.

A Finlândia foi uma das seleções que Portugal afastou  do apuramento para o Europeu de 2017, ao vencer por 2-1, em casa, e empatar fora (0-0). Depois disso, a seleção lusa empatou em dois particulares com as finlandesas, ambos por 1-1.

A Albânia também é uma velha conhecida da formação portuguesa. Nos dois jogos diante das albanesas, no apuramento para o Mundial2015, Portugal goleou as albanesas por 7-1 e 3-0. Já o Chipre, que se estreia numa competição feminina sénior, nunca defrontou Portugal.

A Federação Portuguesa de Futebol esteve representada no sorteio em Nyon por Mónica Jorge, diretora da FPF para o futebol feminino, o Selecionador Nacional Francisco Neto e o Daniel Ribeiro, Diretor da Divisão Desportiva da FPF.

15 vagas na fase final

Para a fase final do Europeu de 2021, em Inglaterra, serão 15 os países que se juntarão à seleção anfitriã. Os vencedores dos grupos e os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo juntam-se à Inglaterra na fase final.

Os restantes segundos classificados vão disputar um "play-off" para assegurar  as três vagas am aberto na fase final.

Jogos entre agosto de 2019 e outubro de 2020

A fase de grupos de qualificação será disputada entre 26 de agosto de 2019 e 22 de setembro de 2020. Os jogos do play-off serão disputados a duas mãos, entre 19 e 27 de outubro de 2020.

 


;

Notícias