Prontas para a grande final

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal e Espanha disputam este domingo o troféu de Campeões da Europa de futsal feminino. Luís Conceição e Ana Azevedo mostram ambição.

A Seleção Nacional joga, este domingo, diante da sua congénere espanhola, a final do Campeonato da Europa de Futsal Feminino. Luís Conceição e a capitã Ana Azevedo já fizeram a antevisão da partida, assumindo que só a vitória interessa à Equipa das Quinas. 

Portugal, recorde-se, venceu a Ucrânia nas meias-finais, por 5-1, com golos de Janice Silva (2), Fifó (2) e Carla Vanessa, enquanto a Espanha bateu a Rússia por 5-0.

"Encaramos este jogo com a mentalidade de sempre: é para vencer", afirmou o Selecionador Nacional, antecipando "um bom espetáculo desportivo entre as duuas seleções melhores da Europa". "Os últimos resultados demonstram um grande equilíbrio nos confrontos entre Portugal e Espanha. Vai ser com certeza um bom jogo", reforçou. 

Já Ana Azevedo referiu que as seleções se conhecem bem e assegurou que a Equipa das Quinas vai "abordar a final com entrega total, muita competência, garra e união". "Estamos aqui a viver o sonho de gerações passadas e a abrir caminho para as gerações futuras", destacou, expressando a vontade de ver o Pavilhão Multiusos de Gondomar cheio outra vez, na final.

Espanholas prometem intensidade

Claudia Pons, Selecionadora espanhola, não se poupou em elogios à seleção portuguesa: "Tem uma equipa muito forte e bons valores individuais que nos podem criar muitas dificuldades. Vamos dar o máximo para ganhar", avisou.

Para Anita Luján, capitã da formação espanhola, a Espanha terá que "jogar muito concentrada e e com grande intendidade", porque "será uma final de altíssimo nível". A jogadora não acredita que o fator casa beneficie Portugal: "Não deve ter interferência, embora o público possa animar a equipa da casa. Na final do primeiro Europeu as equipas estarão completamente focadas e imunes ao que se passa à volta", explicou.

27.º confronto entre as duas seleções

O  Espanha-Portugal deste domingo vai ser o 27.º encontro entre as duas seleções. O saldo desses confrontos, disputados entre 1997 e 2019, favorece o conjunto espanhol: 14 triunfos contra cinco de Portugal. 

A estatística também mostra um grande equilíbrio nos últimos desafios entre espanholas e portuguesas. Em janeiro de 2019, em Tenerife, a armada lusa perdeu num jogo de preparação por 4-3 e venceu noutro por 2-1.

A final do Campeonato da Europa de Futsal Feminino tem início marcado para as 18h30.


;
;
16 de Fevereiro 2019
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias