Clubes aprovam Taça Revelação

Taça Revelação

Treinadores de Estoril Praia, Rio Ave e Sporting falaram ao fpf.pt sobre a nova competição sub-23 tutelada pela FPF.

A ideia foi apresentada e discutida no workshop da Liga Revelação, esta quarta-feira, e as reações positivas dos clubes participantes não deixaram margem para dúvidas: a Taça Revelação é o complemento ideal ao recém-criado campeonato sub-23 da FPF e vem de encontro às necessidades competitivas dos jovens que se querem afirmar no futebol nacional.

Concretizado o anúncio oficial da prova, o fpf.pt foi ouvir as reações de alguns dos protagonistas, que confirmaram a forma positiva como os emblemas têm recebido uma medida que representa sobretudo o reforço da aposta feita no início da temporada.

Rui Santos, treinador do Estoril Praia, não esconde a satisfação pelo aumento da densidade competitiva no escalão sub-23: "Os atletas só crescem se jogarem. A FPF tem sido sensível a isso e está a proporcionar-lhes mais 'ferramentas' para terem sucesso no futuro. Este era um patamar que estava a faltar na transição dos sub-19 para o futebol profissional e houve visão estratégica de quem a criou, até porque é uma forma de dar uma base maior de recrutamento às nossas seleções nacionais", referiu o técnico de 42 anos.

Já Pedro Cunha, o técnico que levou o Rio Ave à vitória na primeira fase da Liga Revelação, consegue encontrar diversos benefícios na criação de um novo torneio: "Acho que esta medida é muito importante, até para criar competitividade na fase 'manutenção/descida'. Acredito que todas as equipas vão querer lutar pelos dois primeiros lugares para poderem discutir uma taça com as formações que ficaram num patamar superior. Vai haver mais jogos - o que é importante nesta faixa etária. Como as partidas têm sido muito competitivas e o formato é baseado em eliminatórias, esta experiência contribuirá certamente para o crescimento dos jogadores."

O discurso do principal responsável técncico pelos sub-23 do Sporting, Alexandre Santos, não destoa do que foi proferido pelos colegas de profissão: "Esta notícia é muito bem-vista por nós, enquanto equipa técnica e estrutura, e até foi bem recebida pelos jogadores porque lhes permite fazer mais jogos - isso é sempre positivo. Na perspetiva das equipas que estão na fase 'manutenção/descida', haverá sempre um objetivo pelo qual irão lutar e podem até - quem sabe - chegar à final e vencer um título. Estes jogos serão sempre uma mais-valia e proporcionam um final de época diferente. O trabalho foi bem feito e esperemos que lhe seja dada sequência na próxima época."

A Taça Revelação será disputada pelas seis equipas que se apuraram para a fase de decisão do campeão sub-23 (Rio Ave FC, Estoril Praia, Sporting CP, CD Aves, SL Benfica e SC Braga) e os dois primeiros classificados na segunda fase de «manutenção/descida”.

Estes oito apurados discutirão a vitória na Taça Revelação nos dias 4, 7 e 11 de maio, em jogos a eliminar. (ver formato em anexo).

A fase de apuramento do campeão e a fase de «manutenção/descida» começam no dia 23 deste mês e terminam no dia 1 de maio.

A Liga Revelação foi criada esta época pela FPF como forma de potenciar os jogadores jovens e facilitar a transição entre os escalões de formação e os seniores.


;
;
14 de Fevereiro 2019
Foto

FPF

Notícias