Empate soube a pouco

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal empatou a uma bola frente à Ucrânia, no primeiro jogo de preparação entre as duas equipas.

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional feminina A empatou a uma bola com a Ucrânia, no primeiro encontro de preparação disputado entre as duas seleções, disputado no Estádio Municipal de Abrantes.

Com mais oportunidades e domínio total de jogo, as comandadas de Francisco Neto colocaram-se em vantagem num golo de Diana Silva, mas acabaram traídas por um lance de grande infelicidade de Carole Costa.

A armada lusa controlou cedo os acontecimentos, impondo o seu futebol apoiado a um jogo mais direto e físico das adversárias. Depois de uma ameaça de Carole Costa no início da primeirra parte, a avançada Ana Capeta esteve muito perto de marcar aos 17 minutos, de cabeça.

Só no segundo tempo é que Portugal conseguiu furar a defensiva das ucranianas e justificar a sua superioridade no terreno. Fê-lo numa jogada iniciada por Jéssica Silva e concretizada com êxito e classe por Diana Silva, aos 68 minutos. Pouco  tempo depois, na sequência de um livre, Carole Costa desviou a bola para o  fundo da própria baliza. 

Os instantes finais foram de grande luta, com a formação portuguesa outra vez por cima e a tentar chegar à vantagem. Mesmo sem a vitória, a exibição lusa animou os adeptos que se deslocaram a Abrante e gerou algum otimismo para os grandes desafios que a equipa enfrentará em 2019.

Reencontro no domingo

Portugal e Ucrânia voltam a medir forças no domingo, a partir das 16h00, em Torres Novas.

Estes encontros servem os propósitos de preparação da armada lusa para o apuramento do próximo Campeonato da Europa. Portugal irá conhecer os seus adversários a 21 de fevereiro, no sorteio que decorrerá na sede da UEFA, em Nyon.

As comandadas de Francisco Neto serão sorteadas no pote 3, juntamente com as seleções de Irlanda,  Polónia, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Hungria, Bósnia e Herzegovina e Bielorrússia.

Passam à fase final do Europeu, que irá disputar-se em Inglaterra, no verão de 2021, os vencedores dos nove grupos sorteados e os três melhores segundos classificados. Os restantes segundos irão disputar um play-off em outubro de 2020.

Francisco Neto em discurso direto:

"Por aquilo que produzimos, o resultado é injusto. Fomos a melhor equipa durante os 90 minutos, criámos as melhores oportunidades, mas infelizmente não conseguimmos concretizá-las todas. Ainda assim, demos um passo em frente em relação à última exibição que fizemos [frente a País de Gales], em matéria de produção de oportunidades. Infelizmente, não conseguimos a vitória, mas temos o jogo de domingo para corrigir esse aspeto.

A nossa equipa mostrou caráter, organização e um grande sentido de compromisso.  As jogadoras mostraram que estão comprometidas com o nosso processo  e isso deixa-nos satisfeitos. Aquilo que mostrámos em campo indica que estamos no caminho certo. Em campo ninguém viu as diferenças que as duas equipas têm no ranking.

Para domingo, a nossa prioridade é recuperar jogadoras. Vamos aproveitar essa partida parar observar outras atletas, testar outros sistemas. Será um jogo com características diferentes deste".

Ficha de jogo:

Estádio Municipal de Abrantes
Jogo de Preparação
PORTUGAL 1- 1 UCRÂNIA
(0-0 intervalo)

PORTUGAL - Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes, Tatiana Pinto, Vanessa Marques, Dolores Silva (C), Andreia Norton (Carolina Mendes, 78'), Diana Silva, Ana Capeta (Jéssica Silva 55').
Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa,Diana Gomes, Matilde Fidalgo, Joana Martins, Laura Luís, Andreia Veiga, Regina Pereira, Rafaela Lopes, Ágata Pimenta.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 Diana Silva (68')
Disciplina: Amarelos - Tatiana Pinto (39')

UCRÂNIA - Iryna Sanyna, Natiia Pantsulaia, Darya Kravets, Iryna Podolska, Yana Derkach (Olha Basanska, 21'), Nadia Khavanska (Kochneva, 46'), Tetyana Polyukhovych (Kitayeva, 46'),  Tetyana Romanenko (Kunina, 56'), Veronika Andrukhiv (Tetyana Kozyrenko, 54'), Olha Ovdiychuk (Shmatko, 89') e Daryna Apanaschenko (C).
Suplentes: Kateryna Samson, Daryna Bondarchuk, Alona Kovtun, Anna Petryk,Tamila Khymich. 
Treinador: Natalia Zinchenko
Golos: 1-1 Carole Costa na pb (75')
Disciplina: Amarelos - Yana Derkach (12'); Olha Basanska (73')


;

Notícias