Cidade do Futebol prepara VAR na Liga dos Campeões

Arbitragem

Cidade do Futebol recebe em janeiro os melhores árbitros masculinos e femininos da UEFA.

A Cidade do Futebol foi escolhida pela UEFA para realizar a 27.ª edição do Curso Avançado para Árbitros de Topo. O evento decorre entre os dias 28 e 30 de janeiro, em estreia colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol.

Deste lote de 76 elementos, entre os quais se contam os portugueses Sandra Bastos, Artur Soares Dias e Tiago Martins, estão os árbitros de elite masculinos e femininos da UEFA, bem como os de Grupo 1 masculinos, além dos vídeo-árbitros e potenciais candidatos à função.

Um dos objetivos principais deste evento é preparar os principais árbitros europeus para a introdução do VAR nas competições da UEFA, que ocorrerá ainda esta época na Liga dos Campeões. Nesse sentido, a Cidade do Futebol será o local de aprendizagem para este grupo de árbitros.

Os árbitros vão ser avaliados e fazer testes escritos e físicos, bem como ter formação no campo e na função de vídeo-árbitro.

Em paralelo, e como é habitual, decorre igualmente o Curso Introdutório para Árbitros Internacionais, destinado aos que chegam a internacionais no primeiro semestre de 2019. Segundo a UEFA, trata-se de uma oportunidade para os dois grupos conviverem em conjunto, trocando ideias e experiências.

Para o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF e membro do Comité de Arbitragem da UEFA, Fontelas Gomes, “é um enorme orgulho trazer para Portugal um evento desta importância da arbitragem europeia e mundial”, destacando que “esta escolha da UEFA mostra a confiança no trabalho que temos vindo a realizar em Portugal ao nível do vídeo-árbitro, bem como as condições que estão criadas na Cidade do Futebol para o desenvolvimento desta ferramenta, que já é imprescindível no futebol internacional”.


;
;
10 de Dezembro 2018
Foto

FPF

Notícias