CA desenvolve curso FIFA para instrutores de arbitragem nacionais

Arbitragem

Cidade do Futebol recebe iniciativa que conta com a participação do formador FIFA colombiano Óscar Ruiz

Com o objetivo de dotar os formadores de árbitros com os modelos formativos mais recentes, o Conselho de Arbitragem da FPF, com o apoio da FIFA, avançou para a criação de um curso para instrutores de arbitragem nacionais.

A ação, que conta com o apoio da FIFA, decorre durante toda esta semana (dias 19 a 23 de novembro) na Cidade do Futebol, tendo a participação do formador FIFA Óscar Ruiz (Colômbia), destina-se a preparar os formadores para ministrar sessões de formação a árbitros sobre vários temas das Leis de Jogo, bem como realizar ações práticas em terreno de jogo para árbitros e assistentes. Para além do Conselho de Arbitragem, estão presentes os elementos que integram a Academia de Arbitragem, dois técnicos de arbitragem, duas observadoras nacionais, quatro assessores, um dirigente da APAF, para além de 22 instrutores, em representação de cada uma das Associações Distritais e Regionais do país.

Ao longo destes cinco dias de formação, serão debatidos temas como jogar a bola com a mão, as entradas negligentes, o uso de força excessiva ou o fora de jogo, entre outros assuntos. Serão igualmente vários vídeo-testes e está prevista uma abordagem às orientações do Conselho de Arbitragem da FPF para a época em curso e também no que diz respeito ao uso do VAR. Os participantes terão ainda a oportunidade de ver e preparar exercícios práticos para árbitros e assistentes.

Segundo o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, “é fundamental que exista uma estreita colaboração entre o Conselho de Arbitragem nacional e os Conselhos de Arbitragem distritais e que faça uma grande aposta nos recursos humanos”, acrescentando que, para o órgão a que preside, “é muito importante o suporte dados aos árbitros nos anos iniciais da sua carreira e daí ter-se avançado para a criação de projetos como este, que pudessem apoiar os Conselho de Arbitragem distritais nesta tarefa”.


;
;
19 de Novembro 2018
Foto

FPF

Notícias