Programa de apoio a 23 bolseiros: júri definido

Responsabilidade Social

Catarina Furtado, Carlos Daniel, Bernardo Silva, Pedro Cary e Matilde Fidalgo compõem o grupo de personalidades que irão avaliar as candidaturas apresentadas.

A FPF e o Ministério da Educação anunciaram, esta sexta-feira, a composição do júri de apreciação do programa de apoio a 23 bolseiros. A iniciativa é dirigida a alunos que frequentam o 10.º ano no presente ano letivo.

O júri é composto por três jogadores de eleição das nossas Seleções Nacionais, mais concretamente Bernardo Silva, Pedro Cary e Matilde Fidalgo, assim como figuras públicas proeminentes do nosso país, como Carlos Daniel (Diretor de Conteúdos do Canal 11 da FPF) e Catarina Furtado (Fundadora e Presidente da associação "Corações Com Coroa" e Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População). As cinco personalidades vão avaliar as candidaturas apresentadas.

O anúncio desta medida de apoio foi feita pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes, na cerimónia de receção do Presidente da República à Seleção Nacional A antes da partida para a participação no Campeonato do Mundo FIFA Rússia-2018, no Palácio de Belém.

O organismo federativo e o Ministério da Educação traçaram, em conjunto, os critérios de atribuição das referidas bolsas.

Os alunos interessados terão de elaborar um processo individual de candidatura através da escola onde estudam. Após a receção das candidaturas, um júri com elementos de várias entidades avaliará e escolherá os 23 bolseiros finais.

No programa de bolsas pretende-se desenvolver as seguintes vertentes:

- Educação – promoção do mérito académico, englobando progressão;

- Desporto – promoção da participação desportiva;

- Cidadania – participação em projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento ou outros projetos em que o aluno está envolvido ou que pretende desenvolver, tanto em contexto escolar como extraescolar.

Perfil do candidato

Alunos matriculados no 10.º ano em Portugal, no ano letivo de 2018/2019, portugueses ou estrangeiros, beneficiários de ação social escolar (escalão A) e de diferentes ofertas educativas e formativas do ensino secundário, designadamente de cursos científico-humanísticos, cursos profissionais e cursos artísticos especializados.

As candidaturas deverão ser apresentadas até ao próximo dia 14 de dezembro através do preenchimento deste formulário.

Regulamento do concurso

Formulário de aceitação


;