Seleção Sub-19 Futsal Feminino

Emídio Rodrigues reforça estrutura técnica

Seleções

O técnico que apresenta uma vasta experiência ao serviço do futebol distrital e de clubes do principal escalão irá trabalhar com as várias seleções nacionais de futsal.

Emídio Rodrigues irá reforçar a estrutura técnica nacional de futsal e em declarações ao fpf.pt explicou as motivações que o levaram a aceitar o convite.

“Para mim é uma grande honra poder representar Portugal e estar associado a uma equipa técnica que conheço há bastante tempo e que são uma referência em Portugal e na Europa. Espero poder dar o meu contributo ao futsal português. É um motivo de grande prazer e honra juntar-me a este projeto.”

Depois de trabalhar na AF de Vila Real e em clubes do principal escalão, o técnico viverá uma experiência diferente.

“Temos a possibilidade de trabalhar com os melhores e de poder contribuir num contexto diferente. Obviamente que o número de treinos é diferente daquele que acontece nos clubes, mas como há um número elevado de estágios será possível contribuirmos para a evolução dos jogadores. Existe também um grande trabalho de preparação e observação de jogos que é preciso fazer e nos leva a ter uma ideia muito precisa do valor dos jogadores e daquilo que teremos de trabalhar nos curtos períodos de tempo em que estaremos com eles.”

Emídio Rodrigues encara, com a máxima responsabilidade, o seu contributo com este projeto que já provou que é possível conquistar grandes objetivos .

“A responsabilidade exigida é sempre a máxima. Em todo o lado em que se trabalha ela tem de ser sempre a máxima. Neste espaço, há também essa responsabilidade, ainda para mais depois de termos visto exemplos de que é possível conquistar grandes objetivos. É preciso continuar com este grande trabalho que tem sido feito e quero contribuir para que continue a ser assim.”

O Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, explicou os motivos que levaram ao convite efetuado a Emídio Rodrigues.

“O Emídio já tem um trabalho efetuado ao nível das associações distritais e compreende perfeitamente o funcionamento do que é toda a estrutura e desenvolvimento do futsal, quer ao nível de clubes, quer ao nível de seleções distritais. Agora foi integrado na estrutura técnica nacional. Ao longo desta época desportiva existem momentos em que haverá sobreposição de datas de várias seleções e o Emídio Rodrigues reforçará as equipas técnicas que tenham a necessidade de ter mais um técnico. Desta forma, esta colaboração ajudará no seu desenvolvimento e integração. Já esteve connosco, em simultâneo, nos sub-21 e na Seleção A feminina e irá estar com os sub-17 e os sub-19. Esta é uma forma de ser ir integrando no funcionamento e na dinâmica de todas as seleções nacionais, que é esta visão partilhada e integrada que têm todos os técnicos. Com o investimento feito pela FPF havia uma enorme necessidade de contarmos com mais um técnico para nos ajudar neste processo.”

Jorge Braz destacou o trabalho efetuado pelo Emídio Rodrigues e o que faz do seu perfil o ideal para reforçar a estrutura técnica nacional-

“O seu currículo fala por ele… Fez um excelente trabalho no Modicus, um excelente trabalho nas seleções distritais da Associação de Futebol de Vila Real. Teve muitos anos à frente do Boticas, também na primeira divisão. Trata-se de um técnico extremamente experiente e competente, mas acima de tudo com um perfil humano e uma enorme motivação. Conhece o futsal desde as suas bases até ao topo. Este é o perfil indicado de técnicos para integrar a nossa estrutura técnica. Estamos muito contentes por ele ter aceite o convite e por estar a trabalhar connosco.”

Currículo de Emídio Rodrigues
Manuel Emídio Ferreira Pires Rodrigues nasceu em Chaves a 10 de fevereiro de 1977. Licenciado em Educação Física e Desporto, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestrado em Educação Física e Desporto, pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto, tirou o curso de Nível III de treinador de Futsal em Rio Maior.

Entre 2004 e 2008 treinou equipas do campeonato distrital sénior masculino na AF Vila Real (Associação Desportiva Flaviense, Clube Académico da Araucária) e entre 2008 e 2014 foi Selecionador Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Vila Real. Acumulou funções entre 2008 e 20011 como treinador da formação masculina do GD Boticas, conseguindo a promoção ao primeiro escalão na sua primeira época (2008/2009). Na temporada de 2014/15 orientou a a equipa Amigos à Beira Douro do campeonato distrital da AF Vila Real. Ao longo de três temporadas, entre 2015 e 2018 treinou a formação do Modicus na Liga Sport Zone. - Professor de Educação Física, do quadro de agrupamento, leciona na Escola EB Secundária de Tarouca.


;
;
13 de Novembro 2018
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias