A formação em discussão

FPF

Mais de duas dezenas de emblemas estiveram presentes neste último sábado na Cidade do Futebol para discutir temas relacionados com a formação.

Os coordenadores técnicos de 26 clubes estiveram presentes este sábado na Cidade de Futebol para discutir alguns temas relacionados com o desenvolvimento do futebol jovem.

Em cima da mesa estiveram os modelos desportivos de formação do GD Estoril Praia e do SC Braga.

Foram também abordadas as principais referências da Identidade Portugal e foi efetuada uma reflexão sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento e os quadros competitivos da formação –  modelos existentes e novas propostas.

Por parte da Federação Portuguesa de Futebol estiveram presentes o Diretor Técnico Nacional, José Couceiro, o Coordenador Técnico das Seleções de Formação da FPF, Joaquim Milheiro, assim como os diversos elementos da estrutura técnica nacional de formação (os treinadores nacionais Hélio Sousa, filipe Ramos, Rui Bento, Emílio Peixe, José Guilherme e José Carneiro e os treinadores de guarda-redes Pedro Espinha, Pedro Roma e Silvino Morais)

Joaquim Milheiro sublinhou a importância do debate e a construção contínua de ideias para o futebol formação português.

“Esta foi a quarta edição deste tipo de encontros que visam a partilha e a construção de ideias para o futebol de formação em Portugal. É fundamental continuar a refletir de forma a podermos prosseguir com a evolução que temos registado. Estamos a dar continuidade de um plano de desenvolvimento para o futebol de formação e esta discussão e partilha são fundamentais.”

Pedro Alegria, Coordenador Técnico do Estoril, salientou o trabalho desenvolvido pela FPF e destes encontros.

“Foi gratificante receber o convite da FPF. Honrou-nos muito este convite para fazer a partilha do nosso conhecimento. É muito importante esta partilha de conhecimento entre todos os clubes. Não é a primeira que o Estoril está presente nestes encontros. Esta partilha faz-nos evoluir e crescer a todos. Espero que este tipo de iniciativas se mantenham para que possamos nos ajudar a ter melhores atletas no futuro. Tivemos um atleta representado nos sub-15 e foi bom acompanhar os trabalhos. É sempre bom ver o nível dos atletas que Portugal tem em qualquer escalão e podermos perceber em que nível estamos enquadrados no âmbito nacional. Foi positivo ver a nossa seleção, os selecionadores nacionais e a forma como encaram os treinos, os nossos atletas e como os prepararam. Como sempre, fomos muito bem-recebidos na Cidade do Futebol. Gostaria de enaltecer o trabalho de Joaquim Milheiro e realçar o papel do novo Diretor Técnico Nacional, José Couceiro, uma pessoa que está enquadrada no desenvolvimento dos jovens atletas e que tem mostrado preocupação com os quadros competitivos para que estejam enquadrados à nossa realidade, permitindo a evolução e desenvolvimento do jovem jogador português. Todos estão empenhados em fazer o crescer o futebol português e demonstrar que os títulos que tem acontecido ao nível da seleção não são obra do acaso, mas sim da forte da oposta que a FPF tem feito.”

António José, Coordenador Técnico do SC Braga, defendeu a importância da partilha de ideias e o conhecimento de realidades diferentes no panorama nacional.

“Para nós serão sempre importantes estes momentos. Pudemos mostrar como estamos organizados, dando a conhecer a nossa organização e, ao mesmo tempo, perceber como os outros estão organizados. Perceber outras ideias e sugestões é sempre enriquecedor permite a todos ter novas ideias de melhoria. Estamos todos juntos no mesmo espaço, mesmo com clube que vivem uma realidade diferente da nossa foi extremamente positivo. Permitiu-nos perceber essa realidade de clubes menos preparados e a realidade nacional. Também foi importante acompanhar o estágio dos sub-15 num contexto diferente – mais de jogo. Sentimos a preocupação da Federação em nos passar a informação do que se irá passar nos diferentes momentos. Para os jovens jogadores também é importante sentirem a presença de quem os acompanha nos clubes, o que pode facilitar, nesta etapa das suas carreiras, a sua integração.”

Eis os 26 emblemas representados: Boavista FC, CD Aves, CD Cova da Piedade, CD Nacional, CD Tondela, CF Pauleta, CS Marítimo, FC Alverca, FC Barreirense, FC Paços de Ferreira, FC Porto, GD Chaves, GD Estoril Praia, Gil Vicente FC, Moreirense FC, Padroense FC, Portimonense SC, Real SC, Rio Ave FC, SC Braga, SG Sacavenense, SL Benfica, Sporting CP, UD Oliveirense, Vitória FC e Vitória SC)


;
;
12 de Novembro 2018
Foto

Diogo Pinto/FPF