Seleção Sub-17

Henrique Araújo: “Trabalhamos para ter sucesso”

Seleção Sub-17

O ponta de lança procura o seu espaço de afirmação e garante que todos os sacrifícios valem a pena quando se faz o que se gosta.

A Seleção Nacional sub-17 prosseguiu esta terça-feira com os trabalhos no âmbito do estágio de preparação de tês dias que decorre até quarta-feira na Cidade do Futebol.

Depois de ter sido chamado aos sub-15, Henrique Araújo voltou a ser convocado para uma Seleção Nacional. O jogador nascido no Funchal e criado na freguesia de São Martinho não tem dúvidas que a sua participação no Torneio Lopes da Silva foi importante para o progresso da sua carreira.

“O Torneio Lopes da Silva foi muito importante para mim. Foi um torneio que me correu bem. Vi superadas as minhas melhores expetativas. O meu desempenho levou à minha chamada à Seleção sub-15 e à minha progressão na carreira.”

A viver a sua primeira temporada ao serviço do Benfica, Henrique Araújo iniciou a sua carreira no Marítimo, clube ao qual regressou após uma passagem pelo CF Andorinha.

“Quando falo pela minha passagem pelo Andorinha a referência é, inevitavelmente, o Cristiano Ronaldo. Mas normalmente não se fazem comparações entre mim e o Ronaldo”, referiu.

“Comecei a jogar no Marítimo com quatro anos. Depois fui para o Andorinha, onde joguei quatro temporadas. Acabei por prosseguir com o meu crescimento enquanto jogador no Marítimo, onde passei sete anos. Surgiu agora esta oportunidade de representar o Benfica. Trata-se de uma oportunidade que é preciso agarrar, porque quando se quer chegar ao topo tem de se procurar os melhores clubes”, acrescentou.


A transição - vir da Madeira para o continente - é sempre um pouco complicada, mas faz parte da vida de quem quer singrar no futebol. Sair de perto da família e dos amigos nunca é fácil, mas quando se vem fazer o que se gosta vale a pena.

A integração neste grupo não tem sido problema para Henrique Araújo.

“Já conhecia a maior parte dos jogadores. Para além dos que são do meu clube, conhecia alguns dos estágios dos sub-15. Este regresso foi muito positivo. É sempre bom vir a este espaço e estar com este grupo. É muito bom voltar à Seleção e à Cidade do Futebol. É muito gratificante”, reiterou.

O ponta de lança define-se como “um finalizador”, mas que também gosta de “jogar em apoio”. “Gosto de participar nas jogadas da equipa e de criar situações.”

Conhecedor das recentes conquistas do futebol jovem luso, não esconde a grande responsabilidade que sente ao poder representar Portugal e mostrou-se consciente de que o trabalho que os jogadores desenvolvem é acompanhado pelos técnicos.

“Quando estamos na Seleção há sempre um sentimento de grande responsabilidade. Quando se representa Portugal é preciso ser sempre muito responsável. Sabemos aquilo que tem sido conquistado, mas também acreditamos no nosso valor e todos trabalham para ter sucesso. Todos são muito competitivos. É importante dar sempre o máximo nos estágios de observação, nos estágios competitivos, assim como nos clubes, para deixar uma boa impressão aos treinadores que estão atentos ao que fazemos.”

A Equipa das Quinas prepara a sua participação na Ronda de Elite que será disputada no próximo ano. Depois de ter ultrapassado a primeira fase de qualificação, a equipa comandada por Emílio Peixe espera conhecer os adversário na Ronda de Elite no sorteio agendado para o dia 6 de dezembro, em Nyon.

Programa:
06 de novembro de 2018 | terça-feira
10h30: treino, Cidade do Futebol
16h30: treino, Cidade do Futebol

07 de novembro de 2018 | quarta-feira
10h30: treino, Cidade do Futebol
16h30: treino, Cidade do Futebol


;
;
6 de Novembro 2018
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias