Seleção Sub-19 Futsal Feminino

Tudo a postos para a grande final

Futsal Fem. - Sub-19

Portugal vai lutar com o Japão pelo ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude. O Selecionador e as internacionais portuguesas mostram confiança.

Portugal vai lutar com o Japão pela medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude. A final do torneio olímpico de futsal feminino está marcada para esta quarta-feira, às 22h00 de Lisboa (menos quatro em Buenos Aires).

Um jogo em que as duas seleções "vão dar tudo" para vencer. É Luís Conceição quem o diz. Tanto o Selecionador Nacional de futsal feminino como as internacionais portuguesas Fifó e Telma Pereira esperam dificuldades diante do Japão, mas estão convictos de que o talento luso irá fazer a diferença na final.

"Não há jogos iguais, ainda por cima tratando-se de uma final olímpica, em que toda a gente vai dar tudo", disse Luís Conceição, desvalorizando o triunfo português sobre o Japão na fase de grupos, por 2-0. 

O timoneiro da Seleção Nacional espera um adversário a "defender bem e a tentar sair em transições rápidas". "Temos de ter muito cuidado com essas transições. Temos de jogar com muita concentração", avisou.

O ataque demolidor da seleção portuguesa, que já apontou 53 golos na prova, não tem segredos para Luís Conceição: "O segredo é a qualidade de jogo e o talento indiividual das jogadoras. A organização da nossa equipa também desempenha um papel importante", frisou, lembrando que Portugal só sofreu quatro golos na competição, o que, "em futsal, é muito bom".

Luís Conceição não esconde que o ouro está  no topo das prioridades lusas. "As nossas jogadoras sempre sonharam com as medalhas, porque têm pleno conhecimento das suas capacidades. Quando viemos para Buenos Aires, a meta definida era uma medalha. À medida que a competição foi avançando, percebemos que podíamos redefinir o objetivo, que neste momento é o ouro".

O Treinador Nacional reconheceu que não tem sido fácil gerir o esforço físico num grupo com apenas dez jogadoras. "Porque o futsal é muito intenso e muito desgastante". "Com jogos e treinos quase todos os dias, temos conseguido dado o mesmo tempo de competição a todas e, felizmente, chegamos a esta fase decisiva sem lesões e com todas as atletas disponíveis", explicou.

Apesar de reconhecer que Portugal é encarado como favorito para a final, Luís Conceição garante que o rótulo nada significa. "Os favoritismos não contam para nada. Se fizemos o nosso trabalho direitinho e não facilitarmos, as coisas vão cair para o nosso lado. Mas nada está garantido à partida. Temos um jogo de 40 minutos a separar-nos do primeiro lugar".

Fifó: "Quero ganhar os Jogos Olímpicos"

Fifó disse esperar "um jogo muito equilibrado" entre portuguesas e japonesas. "Espero um Japão ainda mais organizado e focado do que esteve na fase de grupos", referiu, para acrescentar que a equipa lusa está "confiante e unida" e vai "trabalhar ao máximo para estar bem na final".

Com 17 golos apontados na prova, Fifó corre para o título de melhor goleadora em Buenos Aires. No entanto, faz questão de esclarecer que o primeiro lugar do pódio "é mais importante do que as distinções individuais". "Quero acima de tudo ganhar os Jogos Olímpicos", vincou a jogadora, que joga como universal na Equipa das Quinas, podendo desempenhar várias funções na quadra.

Telma Pereira: "Vou dizer-lhes para entrarem com tudo"

A qualificação do Japão para a final de futsal feminino dos Jogos Olímpicos da Juventude não surpreendeu a capitã da Equipa das Quinas. Pelo contrário. "Quando jogámos com o Japão, disse logo que iram criar muitas dificuldades à [favorita] Espanha. Chegam à final mérito", defendeu Telma Pereira.

A dona da braçadeira lusa conta que só irá passar uma mensagem ao grupo: "Vou dizer-lhes para entrarem com tudo. Se cada uma der tudo o que tem, certamente iremos fazer um grande jogo". A jovem, de 17 anos, justifica o bom desempenho de Portugal com a determinação e a perseverança das jogadoras portuguesas.  "Mesmo quando estamos a ganhar, jogamos como se estivesse o marcador a zeros. Não é por estarmos em cima que vamos facilitar", esclareceu.

Final com transmissão em 'streaming'

O encontro decisivo do torneio olímpico de futsal, agendado para esta quarta-feira, às 22h00 de Lisboa, será transmitido em 'streaming', no canal da organização dos Jogos Olímpicos da Juventude. 


;

Notícias