Porto de Mós recebe Fórum de Arbitragem

Arbitragem

15.ª edição junta dirigentes do CA da FPF e representantes das associações distritais e regionais

Porto de Mós recebe neste fim de semana a 15.ª edição do Fórum da Arbitragem, uma iniciativa do Conselho de Arbitragem da FPF que visa a discussão dos principais assuntos da arbitragem nacional, com a apresentação de ideias e discussão sobre o futuro do setor com os principais parceiros, que são as Associações Distritais e Regionais (ADR) de futebol.

O evento decorre no Cineteatro de Porto de Mós, com organização conjunta do CA da FPF, da da Associação de Futebol de Leiria e da Câmara Municipal de Porto de Mós. O objetivo, conforme explicou o presidente do Consleho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, passa por "criar um momento de oportunidade para discutir questões importantes, que têm sido complementados com a realização de outros eventos de caráter mais individual ao longo da época, de forma a criar uma maior proximidade com os Conselhos de Arbitragem distritais, algo considerado fundamental".

Depois do fórum realizado em outubro último no Pocinho, considerado um dos mais produtivos de sempre, que divulgou os resultados dos trabalhos de revisão do Regulamento de Arbitragem, a apresentação do modelo de homologação dos cursos de nível 1 e a revisão do Plano Nacional de Formação, o primeiro evento deste ano tem a sua discussão centrada no trabalho da Academia de Arbitragem. Ao longo destes dois dias, fala-se de formação dos árbitros mas também da homologação dos Cursos de nível 1 e o modelo organizacional do futsal.

Fontelas Gomes, que esteve acompanhado na sessão de abertura por Jorge Vale, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Manuel Nunes, presidente da AF Leiria e ainda Carlos Amado, presidente do CA da AF Leiria, falou um pouco sobre o trabalho da Academia: "É convicção deste CA que a formação de árbitros deverá ser estruturada da base ao topo e que a Academia de Arbitragem tem como principal missão a criação de modelos formativos com método e de apoio constante às ADR. A formação deverá ser igual em qualquer ponto de Portugal. Este desígnio é o mote para o que nos propomos fazer neste Fórum de Arbitragem. Ou seja, apreciar num processo de trabalho coletivo, qual e como deverá ser desenvolvida a atividade anual da Academia de Arbitragem, desde a captação, à formação inicial, deteção de talentos, formação de promoção na carreira e formação de instrutores e técnicos. Estamos convencidos que um funcionamento permanente e não sazonal da Academia de Arbitragem será uma mais valia para toda a estrutura de arbitragem, desde as células embrionárias de árbitros (Núcleos de Árbitros), passando pelas ADR´s até aos cursos de formação de elite".
 


;

Notícias