Seleção Sub-17 Feminina

Ana Albuquerque: “Sinto grande confiança na nossa equipa”

Futebol Fem. - Sub-17

A jogadora lusa do Arsenal Ladies não espera jogos fáceis na qualificação, mas acredita na qualidade e união para ultrapassar os adversários. Foco está no primeiro jogo com a Turquia, garante.

A Seleção Nacional feminina sub-17 prossegue este sábado com os trabalhos de preparação tendo em vista a primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa Bulgária 2019 que arranca na próxima quarta-feira.

Esta manhã, o conjunto luso bateu a formação sub-15 masculina do Linda-a-Velha, por 3-1, num jogo-treino que decorreu na Cidade do Futebol.

A formação orientada por José Paisana terá como primeiro adversário neste primeiro torneio de apuramento a Seleção da Turquia, em Braga, e é nesse jogo que a sua equipa tem concentradas as atenções, conforme deu conta Ana Albuquerque em declarações ao fpf.pt.

“Estamos muito focadas em entrar bem na qualificação. Penso que todos os adversários vão ser difíceis. Talvez a Bélgica seja o nosso adversário mais forte, até porque foi sorteada no pote 1, mas não esperamos nenhum jogo fácil. Neste momento, o nosso foco deve estar exclusivamente na primeira partida que é com a Turquia. Queremos começar com um bom resultado, pois dessa forma estaremos mais perto de atingir o nosso objetivo, que é estar na Ronda de Elite. Estou muito confiante neste grupo que tem estado a treinar e a jogar muito bem. A nossa união e espírito coletivo pode fazer a diferença e vai-nos ajudar muito em campo, estou certa.”

A centrocampista lusa que soma 15 internacionalizações  já disputou uma Ronde de Elite (na época passada) e sabe que a margem de erro é mínima. A união pode ser decisiva, reiterou a jogadora.

“São jogos com grande pressão, mas acho que sabemos lidar com isso muito bem. Há jogadoras que ainda não viveram esta experiência de ter três jogos tão importantes num tão curto espaço de tempo, mas as jogadoras mais velhas ajudam, de certa forma, a atenuar alguma ansiedade que já é natural que exista. Tanto neste estágio como nos anteriores, as jogadoras mais velhas e mais experientes têm ajudado as mais novas. Funcionamos muito bem como grupo e penso que isso pode vir a ser decisivo.”

Ana Albuquerque alinha na equipa Arsenal Ladies FC, uma das mais fortes do futebol inglês e quer prosseguir com o sonho que alimenta desde muito nova.

“Comecei a jogar futebol quando tinha apenas quatro anos. Jogava com rapazes num pequeno clube de Londres. Posteriormente o meu pai entrou em contacto com o Arsenal e acabei por lá ir treinar, tendo ficado. Trata-se de uma equipa muito forte, mas quero, passo a passo, evoluir para poder chegar lá. Atualmente jogo na equipa de sub-21, com jogadoras da minha idade e mais velhas. Está a ser uma experiência fantástica.”

É no meio campo que a jogadora se sente mais à vontade.

“Gosto de jogar na posição ‘seis’, como médio defensivo. Gosto de poder controlar o jogo no meio campo. Penso que também sou forte a recuperar a bola – recupero rapidamente através de uma pressão forte – e gosto de variar o jogo através de passes longos.

O orgulho de representar Portugal foi bem percetível.

“A minha mãe é transmontana e o meu pai é de Viseu. Tal como eu, sentem um grande orgulho em ver-me representar a nossa Seleção. Na minha família há um grande orgulho em ser português. Eu também me sinto muito orgulhosa. É uma sensação única podermos representar o nosso País. Adoro jogar neste grupo de grandes jogadoras e não podia estar mais feliz. Penso que formamos uma equipa fantástica e muito unida.”

A Equipa das Quinas procura chegar à Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa – como uma das duas primeiras classificadas do grupo. Portugal irá ter pelo caminho a Turquia (19 de setembro, às 17h00, na Cidade Desportiva do SC Braga), Andorra (22 de setembro, às 17h00, no Estádio Cidade de Barcelos) e a Bélgica (25 de setembro, 17h00, no Estádio Cidade de Barcelos).

Programa da Seleção:

16 setembro 2018 | domingo
10h30 Treino  - Cidade do Futebol

17 setembro 2018 | segunda-feira
10h30 Treino  - Cidade do Futebol

18 setembro 2018 | terça-feira
10h30 Treino  - Cidade do Futebol

19 setembro 2018 | quarta-feira
17h00 JOGO - Portugal vs. Turquia (Cidade Desportiva do SC Braga)

20 setembro 2018 | quinta-feira
10h30 Treino  - Local a confirmar

21 setembro 2018 | sexta-feira
10h30 Treino  - Local a confirmar

22 setembro 2018 | sábado
17h00 JOGO - Portugal vs. Andorra (Estádio Cidade de Barcelos)

23 setembro 2018 | domingo
10h30 Treino  - Local a confirmar

24 setembro 2018 | segunda-feira
10h30 Treino  - Local a confirmar

25 setembro 2018 | terça-feira
17h00 JOGO - Portugal vs. Bélgica (Estádio Cidade de Barcelos)


;
;
15 de Setembro 2018
Foto

FPF

Notícias